Você é fã de reciclagem e jardinagem? Portanto, não jogue fora restos de comida! Você sabia que é possível cultivar suas frutas e vegetais preferidos apenas a partir de restos de comida que muitas vezes vão parar no lixo? Imagine nunca mais precisar comprar um? Não seria um luxo!
Porque sim, graças ao desperdício de alimentos, é perfeitamente possível cultivar novas plantas no seu jardim! E o que é mais satisfatório do que dar uma segunda vida aos caules e sementes das nossas frutas e vegetais, com apenas um pouco de solo, água e sol?
Aqui estão 12 produtos que você pode cultivar facilmente em casa com os restos de comida que já possui. Siga os nossos conselhos práticos para reduzir o desperdício alimentar e ter produtos frescos à mão!
- Aipo
Inevitável para uma alimentação saudável, este vegetal verde fornece todos os micronutrientes, fibras alimentares e vitaminas (K, B6, C) essenciais para uma boa saúde. Macias e crocantes, suas folhas e sementes são uma importante fonte de antioxidantes que combatem o câncer e outras doenças. Você gostaria que isso nunca acabasse?
Retire cerca de 5 cm da base de um talo de aipo e coloque-o em uma tigela funda com água, molhando a parte superior diariamente para mantê-la úmida. Substitua a água por água doce todos os dias até notar que novas raízes começam a crescer. Em seguida, transplante-os para o solo.
- Ervas aromáticas
Cebolinha, manjericão, tomilho, endro, coentros, salsa… Os nossos pratos cozinhados seriam muito insossos sem o sabor destas ervas aromáticas que realçam o sabor das nossas refeições. Como bônus, seu suprimento significativo de vitamina K e clorofila ajuda a combater todos os radicais livres que desencadeiam doenças cardiovasculares. Muitas vezes cultivadas em hortas, estas ervas hoje também encontram o seu lugar na aromaterapia e na fitoterapia. Um verdadeiro alívio tê-los sempre em casa!
A maioria das ervas é propagada por estacas: corte um nó e coloque a porção cortada em uma panela com água no parapeito da janela. Troque a água diariamente ou em dias alternados até que as raízes surjam e depois transplante para um recipiente ou solo.
- Alho
Muito rico em sabor e baixo teor calórico, o alho é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha. Impossível ignorar: dá sabor aos nossos pratos e revela-se uma fonte inesgotável de benefícios para a saúde, graças ao seu cocktail de antioxidantes.
O alho é um dos alimentos mais fáceis de cultivar a partir de restos de cozinha. Basta pegar os cravos e colocá-los no solo, com as pontas voltadas para cima, espaçando-os de 10 a 15 cm. Plante-os ao ar livre no outono. Plante-os dentro de casa, em um recipiente, em qualquer outro momento, e aproveite os benefícios medicinais do alho verde.
- Gengibre
Além de sua lendária reputação como afrodisíaco, o gengibre é muito popular por seu sabor único, suculento e levemente picante. Muito presente na culinária asiática e oriental, é também conhecido pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas. Este poderoso anti-inflamatório ajuda na digestão, reduz enxaquecas, previne doenças cardíacas, limita as náuseas… e a lista continua! Você quer cultivar em casa?
Mergulhe a raiz de gengibre em água morna durante a noite, depois plante-a em um recipiente, cubra com terra e coloque-a em local ensolarado.
- Cebolinha
Cebolas verdes
Cebolinha – Fonte: spm
A meio caminho entre a clássica cebola e a cebolinha, a cebolinha é uma excelente fonte de minerais, vitaminas e fibras alimentares que facilitam a digestão. Para eliminar todos os distúrbios intestinais, este é o vegetal que você precisa! Então, já que você faz isso, por que não cultivar em casa?
Se for usar apenas a parte verde da cebola, guarde a parte branca com um pouco de verde e coloque na água perto da janela ensolarada. Adicione água regularmente ou transplante-os em um vaso com terra para uso mais prolongado.
- Alface
Leve e refrescante, a alface continua essencial na maioria das nossas saladas. E o seu consumo regular não tem pouca importância para a saúde, pois é um poço de virtudes: está dotado de todos os minerais, nutrientes e vitaminas que o corpo necessita. Além disso, com seu alto teor de fibras, a alface sacia muito e promove uma digestão perfeita. Terá um lugar ideal no seu jardim!
Se você costuma descartar o resto da alface, separe-a das folhas e coloque-a em uma tigela com água. Adicione água todos os dias ou em dias alternados. Depois de duas semanas, você notará o aparecimento de folhas novas e frescas!
- Pimentas
pimentão
Pimentas – Fonte: spm
Comidos crus ou cozidos, os pimentões vermelhos, verdes e amarelos fazem parte da nossa alimentação diária. Além do sabor macio, suculento e por vezes picante, são uma importante fonte de vitaminas (A e C), fibras e antioxidantes que estimulam o trânsito intestinal, previnem algumas doenças cardiovasculares e o risco de cancro. Em vez de se livrar rapidamente das sementes, guarde-as para cultivar seus próprios pimentões em casa!
Plante-as diretamente no solo e regue-as regularmente. Assim que uma nova planta surgir, transplante-a para um recipiente maior ou ao ar livre, onde ela se desenvolverá melhor sob a luz solar direta e em temperaturas quentes.
- Batata e batata doce
Seja frita ou cozida no vapor, a batata é certamente o alimento mais popular do mundo. Certamente, por ser bastante calórico, é melhor consumi-lo com moderação. Mas, mesmo que não seja recomendado em dietas, não deve ser esquecido, pois seus benefícios à saúde são inúmeros: esse amido é muito rico em potássio, magnésio, ferro, zinco e cobre. Só isso !
Para cultivar batatas dentro de casa, aplique este truque bacana: corte as batatas em pedaços de 5 cm e deixe-as secar por alguns dias. Portanto, semeie diretamente no solo no início da primavera e desfrute de batatas caseiras com sabor amanteigado do início ao meio do verão.
- Morangos
morangos
Morangos – Fonte: spm
Fruto pequeno, vermelho, carnudo e facilmente reconhecível, o morango tem um sabor ligeiramente adocicado e salgado que faz as delícias dos pasteleiros. Mas além do seu aspecto sensual, esta fruta é muito rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e minerais. Baixos em calorias, os morangos são, portanto, ricos em virtudes para fortalecer o sistema imunológico. Você quer ter seu próprio campo de morangos?
Corte com cuidado a casca externa (contendo as sementes) do morango ou extraia as sementes com uma pinça. Coloque as sementes em um recipiente com terra para vasos, cubra com terra para vasos, coloque em local ensolarado e regue regularmente. Transplante brotos de morango para um vaso ou jardim ao ar livre na primavera.
- Tomates
Na mesma linha da batata, o tomate é indispensável na nossa culinária! É difícil imaginar um molho à bolonhesa sem tomate! Sem esquecer todas as nossas saladas frescas que não teriam este sabor único e perfumado sem este vegetal (ou fruta na botânica). Às vezes crocante e suculento, às vezes azedo ou doce, o tomate além de hidratante e refrescante é rico em vitaminas e antioxidantes. Combate eficazmente as gorduras nocivas e reduz a hipertensão graças ao seu teor de potássio. O que você está esperando para cultivar em seu jardim?
Basta plantar as sementes do tomate comprado em um vaso pequeno e mantê-las bem regadas no parapeito de uma janela. Quando a planta atingir uma altura de vários centímetros, transplante-a para um vaso maior ou ao ar livre.
- Cúrcuma
Prima do gengibre, esta especiaria tem um sabor apimentado que pode realçar todos os bons pratos cozidos. E se o seu aroma pungente encanta as papilas gustativas, saiba que a cúrcuma é excelente para a saúde: graças ao seu conteúdo de curcumina antiinflamatória, fonte de vitamina C e antioxidantes, previne patologias crônicas e alivia distúrbios digestivos. . Se quiser tê-los continuamente em casa, siga este método de cultivo:
Assim como o gengibre, o açafrão é um rizoma, então é necessário plantá-lo lateralmente para permitir que seu sistema radicular se estenda horizontalmente. Uma planta tropical, a cúrcuma cresce melhor em ambientes fechados na maioria das áreas. Coloque-o no local mais quente da sua casa, ele prefere temperaturas de até 70 ou 80 graus Celsius. Portanto, o ideal é colocá-lo sob uma lâmpada de calor ou obter um kit de germinação. Mantenha a planta constantemente úmida pulverizando e regando-a regularmente. Colha quando a planta começar a secar após vários meses.
- Abacaxi
Com sua polpa amarela suculenta e perfumada, o abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares do mundo! Mais ou menos doce, cozinhada como prato ou como sobremesa, esta fruta detox não só faz uma delícia para o paladar, como também é um potenciador da saúde. Rico em fibras, vitaminas, manganês e bromelaína, o abacaxi sacia muito e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Que tal consumir sem moderação?
Ao contrário de outras frutas, o abacaxi é cultivado a partir de outros abacaxis, não de sementes. Depois você vai precisar tirar a parte de cima de um abacaxi, secar e plantar. Simplesmente!