13 das melhores plantas repelentes de mosquitos para repelir intrusos naturalmente

Você acabou de abrir a temporada de verão em seu jardim? Depois que a cozinha externa estiver pronta para funcionar, basta consertar alguns detalhes não previstos no assistente. Você se esqueceu dos insetos que tendem a arruinar suas noites tranquilas de verão? Atenção: além de serem super chatos, os encontros prematuros com os mosquitos podem causar algumas infecções e, portanto, ser muito perigosos. Felizmente, existe uma solução da própria natureza para repelir naturalmente os mosquitos nocivos. Como você provavelmente já duvidou, essas são as plantas repelentes de mosquitos que serão discutidas no nosso artigo do dia.

13 plantas repelentes de mosquitos: lavanda

A lavanda ocupa o primeiro lugar na nossa lista de plantas que repelem os mosquitos naturalmente. Graciosa e delicadamente perfumada, a irresistível planta com flores é conhecida por sua beleza e propriedades medicinais. Um fato menos conhecido é que a lavanda é uma planta repelente de mosquitos mais eficaz. Para ser cultivada em vasos no peitoril das janelas ou no solo, a lavanda é a solução ideal para nos oferecer uma experiência tranquila ao ar livre, protegida dos mosquitos.

tomilho

Além de ter excelente reputação na cozinha, o tomilho também é conhecido por suas propriedades antibacterianas. Mas você sabia que a erva também é super útil para repelir muitos insetos? Por isso, se pretende cultivar uma planta que seja prática tanto na cozinha como no combate aos intrusos voadores, o tomilho está ao seu lado para enfrentar os ataques dos mosquitos famintos.

Gerânio

Além de oferecer uma bela exibição de cores vivas, o gerânio é uma das melhores plantas repelentes de mosquitos que se conhece. A boa notícia é que cultivar gerânios é super fácil e com pouco esforço você tem a oportunidade de desfrutar por um longo período de tempo uma bela composição de flores altamente decorativas. Enquanto isso, os mosquitos serão mantidos afastados.

Hortelã-pimenta e hortelã doce

Nada como um pote de hortelã para trazer frescor aos seus coquetéis e ambientes de verão. A hortelã é uma planta medicinal e aromática, muito conhecida e amplamente utilizada em todo o mundo. Quer você use uma pomada, óleo, essência ou simplesmente algumas folhas de hortelã recém colhidas, com certeza repeliremos os mosquitos.

Capim-limão

A citronela está entre as plantas repelentes de mosquitos mais conhecidas. Na verdade, é o cheiro de limão que emana do tufo da planta que mantém os mosquitos afastados. A boa notícia é que o capim-limão cresce facilmente tanto em vasos quanto no solo. A planta é portanto uma excelente escolha tanto para varanda como para terraço e pátio.

Manjericão

Ingrediente essencial nas nossas saladas de verão, molhos verdes e pratos mediterrâneos, o manjericão fresco também é aplicado como um eficaz repelente de mosquitos. A título de informação, existem diversas variedades de manjericão, mas, segundo os jardineiros, os melhores para repelir intrusos voadores são o manjericão com canela e o manjericão com limão.

Alho

O alho está entre as plantas repelentes de mosquitos mais eficazes. Plantá-lo no jardim ou como canteiro elevado é uma ótima abordagem para se proteger de intrusos alados que tendem a aparecer indesejados, arruinando nossas noites de verão ao ar livre. Mal podemos esperar para responder: não, comer alho não é suficiente para salvá-lo dos insetos e da coceira resultante.

Cravo da Guiné

O cravo-de-defunto é uma linda planta ornamental de jardim cujas lindas flores brilhantes são um verdadeiro deleite para os olhos. Mas acontece que a planta produz piretrina – um poderoso inseticida natural que repele os mosquitos.

Erva-dos-gatos ou erva-dos-gatos

Você já ouviu falar da erva-dos-gatos, uma planta aromática que nossos felinos adoram? A erva-dos-gatos é, na verdade, uma planta medicinal amplamente utilizada pelos seus benefícios antiestresse. Mas suas virtudes não param por aí. A planta é um poderoso repelente que não deixa chance aos mosquitos.

Alecrim

Nossa lista de ervas aromáticas continua com o alecrim. Essencial para os nossos jardins e relvados, o alecrim é uma das plantas repelentes de mosquitos muito eficazes. Além de manter afastados os mosquitos e outros insetos que picam, as lindas flores azuis claras do alecrim atraem borboletas.

Melissa

Perene com sabor de limão e fragrância adocicada, a erva-cidreira é uma planta medicinal aromática da família das mentas. Resistente e fácil de manter, a erva-cidreira deve fazer parte de qualquer jardim. Também é extremamente eficaz para manter os mosquitos afastados.

Gerânio com aroma de limão

O perfumado gerânio Pelargonium citronellum é a planta repelente de mosquitos por excelência. Sua folhagem possui forte odor de citronela que afasta os mosquitos. Esta planta perene é robusta e resistente a doenças e possui lindas flores rosa pálido, perfeitas para embelezar nossas varandas, terraços e jardins.