
Cultivar plantas de interior em água é um excelente método para decorar e dar um toque verde à sua casa sem se preocupar com os seus cuidados.

Mesmo para aqueles que têm pouco espaço, condições limitadas para manter as plantas em casa ou se você viaja frequentemente para o trabalho, a hidroponia pode ser uma solução fantástica.
Plantas aquáticas interiores
- Pothos (Epipremnum)
- Bambu da sorte ( Dracaena sanderiana )
- Planta de abacate (do poço)
- Basílio
- Fita (Chlorophytum comosum )
- Begônia
- Syngônio
- antúrio
- Jade (Crassula ovata)
- aloe vera
- Pêndula zebrina
- Hemionite arifolia
- Hedera
- Lavanda
- monstera
- Pilea peperomioides
- Filodendro
- Sábio
- Spathiphyllum

Como cultivar plantas de interior na água
1. Por divisão (com raiz)
Para uma planta dividida ou inteira, a primeira coisa a fazer é remover o máximo possível de solo de suas raízes. Para fazer isso, coloque a planta sob a torneira e lave bem suas raízes com água morna. É provável que você seja capaz de limpar as raízes, mas se preocupe. Você pode mudar a água várias vezes no primeiro dia ou dias quando você vê que o recipiente começa a mostrar resíduos.
2. Por estacas
Você precisa:
- Tesoura ou uma faca afiada
- Recipiente (vaso de vidro ou frasco de vidro)
- água morna
Procedimento:
- Uma vez que você tenha sua planta, tome uma ou mais estacas que tenham pelo menos 5-6 cm de comprimento e tenham uma ou duas folhas. Faça-o logo abaixo de um nó (a área do caule onde as folhas nascem) e certifique-se de desinfetar a tesoura ou o utensílio que você usa para fazer o corte.
- Encontre um recipiente para sua planta. Um vaso de vidro ou recipiente semelhante com um pescoço estreito será ideal para ajudar a manter a planta na posição vertical. Verifique se está limpo e desinfetado.
- Encha seu recipiente com água morna da torneira sem enchê-lo a transbordar (deixe pelo menos alguns centímetros ). Insira o corte e verifique se os nós estão submersos na água.
- Escolha um local adequado para o seu tribunal. Um lugar quente com luz indireta será perfeito, pode ser perto de uma janela. Evite mudanças bruscas de temperatura. Evite também o sol direto.
- Espere que as raízes cresçam.

Como enraizar plantas na água
Para enraizar as plantas na água, é muito importante localizar pelo menos um nó antes de cortar o corte. Algumas pessoas não conseguem enraizar as plantas na água, não incluindo quaisquer nós a partir dos quais as raízes podem emergir debaixo d’água.
Outro erro comum é colocar as estacas em uma área muito escura ou expô-las ao sol direto. Idealmente, coloque-os em um local bem iluminado com abundante luz natural ou artificial.
Também certifique-se de selecionar estacas de galhos que estão em boas condições, por isso é melhor evitar seções com folhas secas, danificadas ou amareladas.
A temperatura é outro aspecto a ter em conta. Devemos tentar manter as estacas a uma temperatura acima de 20o C.
Finalmente, devemos mudar a água a cada 2-3 dias, mais ou menos durante este processo, porque o oxigênio será esgotado. Isso também ajudará a manter uma melhor higiene se um corte apodrecer e sujar a água.
Depois de algum tempo cultivando plantas em água e reproduzindo estacas por este método, pude verificar que mudar a água muitas vezes não é tão necessário, disse ele, pode até retardar o processo de crescimento da raiz.
Podemos usar um agente de enraizamento natural ou artificial para favorecer e estimular o crescimento das raízes.

Como fertilizar plantas na água
Você pode usar algumas gotas de fertilizante líquido diluído em água a cada 1 a 2 meses para um crescimento saudável. Se você tem um aquário em casa, você pode usar sua água para fornecer nutrientes naturais para sua planta. Ao trocar a água, encha o recipiente com 1/3 da água do aquário e o resto com água normal.
Decoração com plantas em água
Existem inúmeras opções para decorar sua casa com plantas na água. Uma boa ideia é usar vasos ou frascos transparentes ou não suspensos. Isso dará um toque muito natural a qualquer canto pequeno e também permitirá que você observe como as raízes de sua planta crescem.
Em geral, qualquer tipo de recipiente que possa ser substituído será válido para o cultivo de suas plantas de interior em água. De frascos ou latas a vasos de qualquer forma ou tamanho. Em alguns casos, é melhor se o recipiente for mais estreito no topo para manter as hastes na posição vertical. Também podemos ajudar a apoiar a planta adicionando bolas de argila ou cascalho ao recipiente.