Essas três plantas devem ser podadas no final de fevereiro, para que na primavera fiquem lindas com flores coloridas e saudáveis.

Um jardim ou varanda repleta de plantas é sem dúvida um grande tesouro, não só pela vista mas também pelo paraíso natural que se cria à sua volta. Especialistas em viveiros explicam que há três plantas em particular que devem ser podadas no final de fevereiro, para ficarem prontas para a primavera e produzirem flores coloridas e muito saudáveis. Uma ação a ser colocada em prática imediatamente, antes do final de fevereiro. Quais são as três plantas sob a lupa? Vamos descobrir imediatamente.
Plantas para podar em fevereiro: três da tarde com lindas flores
A poda profissional ou DIY é uma excelente ferramenta para a manutenção de jardins e terraços, especialmente para plantas jovens. Obviamente, mesmo as plantas maduras e estabelecidas devem receber o mesmo tratamento para crescerem saudáveis e bonitas durante a primavera.
Os especialistas explicam que para essas três plantas em particular é bom começar a poda em fevereiro, no final do mês. Isso porque quando está frio a planta fica dormente e retarda seu crescimento. O mesmo vale para os insetos que não invadem a planta porque na maioria dos casos não estão ativos: se houver cortes durante a poda, não infectarão. Além disso, as três plantas podadas em fevereiro ficarão lindas, viçosas e cheias de flores coloridas. Quais são?
- planta rosa
As rosas tornam cada jardim bonito e colorido , espalhando um aroma especial que abrange até o olfato mais delicado. Neste caso, em fevereiro o conselho é podar os híbridos perpétuos – os chás Híbridos – e por último a floribunda. Suas flores vão agradecer durante a primavera , então todos os caules fracos foram completamente removidos.

- Clematite
A poda é leve , mas na hora de trepar rosas é bom ter cuidado e fazer uma limpeza completa durante o mês de fevereiro.
Uma planta particularmente bonita , que produz flores com cores intensas. Também neste caso a poda deve ser feita no final de fevereiro. Poucas pessoas sabem disso, mas determinadas espécies são divididas em diferentes grupos:
- floração precoce
- Floração no meio da temporada
- floração tardia
Para os dois primeiros é melhor esperar até a primavera , enquanto o terceiro necessita de podas profundas já em fevereiro.

- Buddleia
O mês de fevereiro é sem dúvida o melhor para podar a rosa de Buda. Um belo tipo que oferece flores alongadas, de cor púrpura intensa e aroma delicado.
A poda serve para estimular o crescimento de novos brotos, tendo o cuidado de cortar apenas o necessário. A planta que cresce ao ar livre pode ser podada massivamente, pelo contrário as outras devem ter sempre margem de crescimento durante a primavera.

Em qualquer caso, contacte sempre um profissional do setor antes de podar as plantas.