4 dicas caseiras para limpar juntas de azulejos

Com o tempo, as juntas dos ladrilhos desgastam-se e ficam pretas. Dificilmente polir e esfregar essas juntas para devolvê-las ao brilho é, sem dúvida, cansativo e o resultado pode não corresponder às nossas expectativas. Nada melhor do que munir-se de ingredientes facilmente disponíveis na nossa cozinha, como vinagre branco ou bicarbonato de sódio, para eliminar estas juntas enegrecidas pela sujidade. Descubra as dicas das nossas 3 avós para encontrar argamassa limpa.

Antes de eliminar a sujidade que fica presa nas juntas, é preciso primeiro saber que a água é a causa destes problemas: as juntas são porosas e portanto não são impermeáveis. Dito isto, quando os ladrilhos estão em contacto frequente com a água ou não estão muito secos, esta água que penetra nas juntas estagna e por isso cobre-as de preto… mas não é tudo, porque estes inconvenientes, além de estéticos, também são higiênicos. Essa água estagnada, na verdade, favorece o desenvolvimento de fungos verdes ou pretos, chamados mofo.   Estes   ,   se não tratados, podem causar alergias e dificuldades respiratórias  .

As nossas recomendações baseadas em produtos naturais permitem eliminar estas juntas sujas, mas também eliminar a sujidade ou bolor que aí se possam acumular.   Sabão de Marselha  , sabão preto, água oxigenada…   Muitos ingredientes ecológicos e econômicos que permitem limpar rejuntes de banheiro e cozinha.

Antes de usar essas receitas, lembre-se de usar luva como precaução para proteger as mãos de alguns ingredientes abrasivos que podem danificá-las.

Bicarbonato de Sódio

  1. Bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio

Para esta primeira receita precisaremos apenas de dois ingredientes: o bicarbonato de sódio, um produto doméstico natural multiuso que pode ser usado tanto na culinária quanto na limpeza, e a água oxigenada que é um bom e muito eficaz agente clareador.

Para fazer isso, primeiro você deve dissolver uma parte de bicarbonato de sódio em duas partes de água oxigenada. Portanto, certifique-se de aplicar bem a mistura nas juntas. Para facilitar a aplicação e penetração desta mistura nas juntas dos ladrilhos, recomenda-se a utilização de uma escova de dentes para melhor revestir a pasta nas zonas a tratar.

Deixe a mistura agir por um ou dois minutos e depois esfregue cuidadosamente as juntas com a escova de dentes para remover a sujeira que as cobre.   Por fim, pegue uma esponja de microfibra limpa e passe nas juntas para retirar o excesso da mistura.

Limão e sal grosso

  1. Limão e sal grosso

O limão é um ingrediente econômico com múltiplas funções. De facto, é conhecido por desincrustar superfícies revestidas de calcário, desinfectar superfícies e eliminar germes, graças ao ácido cítrico que contém e que lhe confere poder desinfectante. Sem esquecer que é útil para eliminar maus odores e perfumar a casa,   além de ser natural e portanto seguro para o meio ambiente  . O limão é, portanto, um aliado indispensável na limpeza da casa, podendo muito bem ser utilizado para limpar e branquear juntas de azulejos. Para isso, corte um limão ao meio e recheie uma das metades com sal grosso. Use esta metade, que funcionará como uma esponja, para   esfregar as juntas  . Para esfregá-los com eficácia, aperte levemente esta metade para pingar um pouco de suco de limão na argamassa. É necessário então deixar agir por cerca de 1 hora antes de  limpar  as juntas com pano seco.

vinagre branco

  1. vinagre branco

Não dá para falar de limpeza doméstica sem falar de vinagre branco. Um ingrediente prático para limpar, desengordurar e desincrustar cuidadosamente juntas sujas.

O truque é simples: aplique vinagre nas juntas dos azulejos e deixe o produto agir por vinte minutos. Em seguida, use um pano limpo para limpar as juntas dos resíduos de vinagre.

Para sujeira mais persistente, misture 2/3 de vinagre com uma colher de detergente líquido.   Deite a mistura sobre as juntas dos ladrilhos, depois pegue numa escova de dentes velha, de preferência com cerdas duras, e esfregue bem as juntas para retirar a sujidade e o calcário, para que voltem à cor original.

  1. meudon branco

Proveniente da bacia de Paris, o Meudon branco é um pó branco muito fino que permite branquear juntas sujas de azulejos. Para isso, dilua 2 colheres de sopa de meudon branco em 1 litro de água quente, até obter um creme abrasivo, depois utilize um pincel ou esponja para limpar os azulejos.

Estes ingredientes naturais e ecológicos são muito eficazes para dar brilho aos azulejos e restaurar a brancura da argamassa, sem recorrer a produtos químicos nocivos como a lixívia. Este produto convencional, aliás, certamente garante uma boa limpeza, mas não está isento de riscos à saúde e ao meio ambiente.

Pós-navegação