4 dicas para remover mofo nas janelas

Nas paredes, no teto ou ao redor das janelas, manchas de umidade e mofo podem ser visíveis e causar danos às superfícies, principalmente as úmidas. Além disso, esse fenômeno pode representar um risco à saúde. Como se livrar disso? Aqui estão algumas dicas simples e eficazes para remover mofo ao redor das janelas.
Molde no peitoril da janela. fonte: spm
pinterest logo
Molde no peitoril da janela. Fonte: spm
Durante as estações com baixas temperaturas, muitas vezes se forma condensação ao redor das janelas, o que pode causar manchas de mofo. Quando estes invadem uma sala, o ar interior também corre o risco de ser contaminado. Portanto, é fundamental tomar os cuidados necessários, pois o mofo pode causar alergias ou problemas respiratórios.

Por que o mofo cresce ao redor das janelas?
Uma das causas mais comuns é a umidade excessiva no ambiente. Se o ar estiver muito úmido, pode formar-se condensação nas janelas e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de mofo.
Também pode haver um vazamento de água perto da janela, ou a janela pode estar danificada e permitir a entrada de umidade.
Por último, se a ventilação da divisão não for suficiente, o ar viciado pode condensar-se nas janelas e favorecer a formação de bolor.
Como remover mofo das janelas?
Molde ao redor da janela
logotipo do Pinterest
Molde ao redor da janela. Fonte: Spm
Devido à condensação e humidade nos peitoris das janelas existe o risco de formação de bolor. Com este conselho você poderá combater esse fenômeno.

Álcool isopropílico
Antimicrobiano e antifúngico, o álcool isopropílico é muito eficaz contra manchas de umidade e mofo, pois erradica eficazmente os esporos de fungos. Não poderia ser mais simples! Pegue um borrifador e misture partes iguais de álcool isopropílico e água morna. Em seguida, borrife sobre a superfície mofada, deixe agir por 10 minutos e depois limpe com um pano de microfibra.

Atenção! Antes de usar, teste em uma pequena área. Algumas superfícies, como madeira tratada, superfícies pintadas ou envernizadas, podem ficar danificadas.

Óleo essencial de cravo
Este óleo essencial também é uma forma eficaz de eliminar manchas de mofo. É ideal contra fungos. Para fazer isso, misture 10 gotas de óleo de cravo, 10 gotas de óleo de tea tree e 100 ml de vinagre e trate sua janela. O resultado é garantido!

Aviso: Estes óleos não são recomendados para mulheres grávidas ou amamentando.

Vinagre branco
Se manchas de mofo se formarem nos caixilhos das janelas, juntas ou bordas, você pode removê-las usando apenas vinagre branco. Esta solução aquosa elimina estes fungos e também desinfecta superfícies. Simplesmente molhe uma esponja ou pano de microfibra em vinagre branco e esfregue vigorosamente as áreas afetadas. Para marcas teimosas, misture água e vinagre branco em um borrifador, borrife e deixe por 6 horas. Depois passe um pano e pronto!

Bicarbonato de sódio
Mais dicas! Lembre-se de ventilar bem a casa e também usar bicarbonato de sódio, colocando copos cheios desse pó nos parapeitos das janelas para absorver a umidade.

Você teria entendido! Eficazes e econômicas, essas dicas permitem eliminar o mofo ao redor das janelas.