A grande maioria dos atletas, tanto amadores quanto profissionais, utiliza exercícios pliométricos em seu treinamento atlético. Este tipo de exercício também pode ser feito em casa.
A zona das nádegas é uma das mais importantes para toda a nossa figura, por isso a maioria dos praticantes de actividade física dedica muito tempo ao treino.
A seguir sugerimos alguns exercícios pliométricos que visam sobretudo tonificar o abdômen e as nádegas . Faça pequenas séries, dedicando cerca de 5 minutos a cada exercício.
A pliometria é usada principalmente para treinar a parte inferior do corpo (pernas e nádegas), mas existem muitos exercícios que também podem ser adaptados para envolver eficazmente os abdominais.
Todos os exercícios requerem alta intensidade e velocidade precisa de execução. Dos seguintes exercícios pliométricos de salto, execute 15 repetições em três séries.
Salto do pedestal
Para praticar este exercício você precisa de um pedestal. Abaixe o corpo como se estivesse correndo e pule rapidamente para o pedestal. Para descer você pode escolher se deseja realizar o mesmo movimento ao contrário, prestando atenção ao pouso. Para realizar este exercício você também pode utilizar um degrau ou algum outro objeto semelhante, mas que esteja bem fixado ao chão.
Saltos laterais com cone
Coloque um cone ou objeto semelhante (por exemplo uma garrafa) a cerca de 15 centímetros de distância e, com um salto, atravesse para o outro lado. Este exercício pliométrico também pode ser realizado saltando para frente e para trás.
Alguns exercícios pliométricos não requerem saltos e são estes que geralmente nos ajudam a envolver os músculos abdominais.
Flexões com movimento das mãos
Consiste em fazer flexões e cada vez que levantamos o corpo devemos fazê-lo de forma explosiva para podermos tirar as mãos do chão e poder pousar sobre elas mas posicionadas mais afastadas. A flexão seguinte deve ser idêntica, mas desta vez pousando nas mãos espaçadas como na posição inicial.
Bola medicinal
Para praticar este exercício você precisa de uma bola medicinal ou objeto semelhante. Consiste em imitar um jogador de futebol lançando uma reposição, sem obviamente lançar a bola. Mantenha os músculos abdominais contraídos ao fazer este exercício.