4 passos simples para cultivar 45 kg de batatas num barril!

Jardinar sem jardim… Usar simplesmente um contentor não é só para quem tem pouco espaço, como é o caso da cidade. Também pode ser útil quando você deseja obter mais resultados, graças a um ambiente mais facilmente controlável.

O cultivo de batata em barril tem várias vantagens: reduz a quantidade de capinas, diminui a exposição a pragas e fungos.

Além disso, você não corre o risco de danificar as batatas cavando o solo com uma pá para colhê-las.

Para que ? Porque você só precisa virar o cano! Depois de fazer uma extensa pesquisa sobre o cultivo de minhas próprias batatas em barris,

aqui estão minhas dicas. São necessárias apenas 4 etapas para colher sua colheita com sucesso:

  1. Escolha e prepare um recipiente

Você vai querer escolher um recipiente como uma lata de lixo de 50 galões ou um daqueles meios barris da foto. Outra alternativa é utilizar qualquer container com esse tipo de volume.

A única condição é que o recipiente já tenha furos ou que você possa furá-lo. Em seguida, você precisará limpar o recipiente com uma solução de água sanitária para remover qualquer sujeira que tenha ficado em seu interior.

Para quem não quer usar alvejante (como eu, por exemplo!), Recomendo usar uma alternativa natural ao alvejante como este. Uma boa drenagem é essencial para manter as batatas saudáveis.

É por isso que você precisará fazer uma série de furos grandes nas laterais e no fundo do recipiente.

Outra solução é cortar completamente o fundo do recipiente e colocá-lo sobre uma superfície bem drenada, como solo de jardim.

  1. Escolha uma variedade e plante batatas

Você pode encontrar batata-semente em viveiros ou na Internet, em sites especializados.

Para começar rapidamente: As plantas de batata precisam germinar. Você pode comprar mudas pré-germinadas ou germinar você mesmo. Como ?

O truque é colocá-los em uma caixa de ovos, com o lado com mais gemas voltado para cima. Em seguida, coloque a caixa em uma sala temperada e iluminada. Outra solução é colocar os tubérculos em um saco de papel aberto.

Agora encha o fundo do seu recipiente com cerca de 15 cm de uma mistura de terra, que encontrará na sua loja de jardinagem habitual, e composto (ou estrume).

Se encontrar, é melhor usar uma mistura para envasamento contendo fibras de coco para que o solo não fique muito compacto e possa armazenar umidade suficiente para as raízes. Mas de qualquer forma, saiba que a batata se adapta a qualquer tipo de solo.

Em seguida, adicione algumas batatas-semente a esta primeira camada de solo, espaçando-as bem. Cubra as plantas com uma segunda camada de 15 centímetros de solo para vasos e mistura de composto.

Cuidado para não compactar o solo para que tudo respire bem. Adicione água para umedecer o solo. E acima de tudo lembre-se de manter sempre o solo úmido, mas sem regar muito para não afogar as plantas.

  1. Adicione mais terra

Quando as plantas de batata tiverem entre 15 e 20 centímetros de folhagem, adicione uma terceira camada de solo para vasos e mistura de composto para cobrir 3/4 dos caules e da folhagem visível.

Repita este passo, deixando os caules crescerem até ao topo do caule e cobrindo-os com terra assim que ultrapassarem os 15cm de altura.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de umedecer bem a terra durante o cultivo da batata-semente.

  1. Colha batatas

Após cerca de 10 semanas, quando a folhagem da planta começa a amarelar, as batatas devem estar prontas para a colheita. Cave cuidadosamente o solo com as mãos no barril para verificar se a camada superior está assim.

Se você achar que as batatas estão realmente maduras, esvazie o barril sobre uma lona para revelar os restos.

Após a primeira colheita, lembre-se de guardar algumas batatas para usar como plantas no ano seguinte. É isso, você pode saborear suas boas batatas grandes que você mesmo cultivou.