
Inicialmente, tendemos a pensar que, se as plantas têm essa tonalidade marrom nas pontas das folhas e uma textura enrugada, é porque eles devem estar sob ataque de uma praga ou doença.

No entanto, em muitas ocasiões, é uma indicação clara de que a variedade está sob estresse.
Aqui estão as 5 razões pelas quais suas plantas de interior podem sofrer de estresse :
1. Falta de água

Esta é provavelmente a primeira causa que se pensa quando se olha para as pontas das folhas secas.
Cuidar de plantas de casa no inverno . A mesma planta pode precisar de diferentes quantidades de irrigação, dependendo da estação. Por exemplo, a irrigação que eles geralmente precisam no inverno não é a mesma que no verão. Mas só porque não tem umidade suficiente não significa que a quantidade adequada de irrigação não está sendo fornecida.
Às vezes, são as próprias raízes das plantas que não estão absorvendo a água adequadamente. Isso pode acontecer, por exemplo, ao usar um substrato ou solo que drena muito rapidamente.
2. Excesso de água

Em relação ao fator anterior, se você notar que o substrato de sua planta está muito seco, não a regue excessivamente e drasticamente. Essa não é a maneira correta de fazê-lo.
Regue as plantas corretamente: Deve ser feito gradualmente e observe como a planta reage, verificando se não está inundada. E é que, um excesso de irrigação pode ser muito mais perigoso para nossas plantas do que a falta de irrigação, uma vez que pode levar à asfixia radicular .
3. Raízes saturadas

Regar e fertilizar as plantas são duas maneiras completamente normalizadas de cuidar delas. Sem eles, as plantas não cresceriam nem viveriam.
No entanto, os transplantes não recebem frequentemente a mesma importância. Estação após estação, as plantas se desenvolvem e exigem recipientes maiores.
Chega um momento em que as raízes podem ficar tão saturadas que são incapazes de absorver a água de irrigação e o fertilizante que é fornecido.
Quando uma planta precisa ser transplantada e, quando precisa, terá que ser feita. Claro, você sempre terá que escolher um recipiente de um tamanho um pouco maior .
Ao transplantar, você pode notar as raízes muito compactadas. Nesse caso, uma poda de raiz será necessária, reduzindo a bola de raiz e limpando toda a base.
4. Muito sol

O sol é muito benéfico para as plantas, mas a luz excessiva também pode ter um efeito negativo .
Se você perceber que sua planta pode estar queimando ao sol, tente movê-la para outra parte da casa com luz média e observe sua evolução.
As plantas transpiram através de suas folhas e, durante este processo, as folhas esfriam evitando o estresse térmico.
Para que eles o façam, eles precisam ter água suficiente para carregá-lo das raízes às hastes e também às folhas. Se eles tiverem uma deficiência, será muito mais provável que este último se esgote.
5). Correntes de ar

Muitas plantas sofrem quando estão localizadas em áreas da casa com rascunhos altos. Se você notar que sua planta é colocada em um espaço onde o ar circula muito, mova-a para outro local.
Saber quais são as necessidades de cada uma das plantas em sua casa será essencial para identificar o que você não está levando em consideração e, portanto, ser capaz de resolvê-lo.