
Hoje acordei cedo e saí para explorar o jardim como todas as manhãs, de repente vejo algumas lindas flores lilás azuladas à distância. Meu alecrim já começou a florescer! Abro os braços e aperto as folhas sentindo aquele cheiro característico de grama e penso na alegria que essas coisas simples dão.

Lembro-me de anos atrás eu estava lutando com um corte de alecrim para que ele não secasse e fosse o arbusto divino que vejo hoje. Tudo é tentativa e erro na jardinagem, talvez se eu tivesse sido um pouco informado eu teria evitado alguns cortes perdidos.
Felizmente, hoje temos a informação na ponta dos dedos, e desta vez vou compartilhar tudo o que aprendi na época para alcançar essa abundância de arbusto.
- Lugar apropriado

O alecrim é originário de países com um clima quente, por isso uma das prioridades é escolher um lugar com muito sol. Ele ama o sol como todos nós, ele precisa entre 6 ou 8 horas completas. Em caso de invernos muito rigorosos, recomendo cobri-lo com um tecido anti-gelo como uma mini estufa. Quatro pedaços de madeira, um pouco de telhado e isso é !
- Boa drenagem

O alecrim cresce melhor em climas mediterrâneos, por isso gosta de solos secos, permeáveis e rochosos que não ficam encharcados. No caso de você tê-lo, eu recomendo que você construa um monte e prepare um solo adequado para que ele cresça sem limitações e evite que suas raízes apodreçam. Você notará porque verá que a planta começa a secar de baixo para cima.
- Composto

Como diz acima, gosta de solos que são pobres em nutrientes, tanto fertilizante não será necessário.
- Irrigação

A irrigação deve ser baixa ou quase zero. Uma maneira de verificar se ele precisa de rega é inserir o dedo no solo e verificar se ele está seco. Se você o tiver em uma panela, regue-o profundamente 1 ou 2 vezes por semana.
- Controle de pragas

Geralmente é uma planta bastante forte que é resistente a pragas e doenças, embora o fungo possa ser uma das doenças que podem afetá-lo devido ao excesso de umidade. Você pode reconhecê-lo porque vê um pó esbranquiçado que o cobre. Neste caso, devemos sempre ter óleo de nim, que é fabuloso para combater e prevenir pragas.
- Poda

Todos os anos cortaremos os galhos mais fracos, apenas uma poda mínima é suficiente. No começo eu deixo crescer livremente e um grande arbusto foi formado, você deve levar isso em conta se você tiver pouco espaço em seu jardim.