
Todos nós tentamos germinar uma semente de abacate em casa, seja por curiosidade ou como um experimento escolar. Como um experimento, é bom, pois veremos todo o processo desde quando a raiz sai até as primeiras folhas, mas devemos ter paciência infinita se quisermos esperar que essa árvore dê frutos.

O abacate cresce melhor em áreas tropicais, uma vez que precisa de calor para crescer adequadamente, mas podemos tê-lo em áreas frias se o abrigarmos e o protegermos do clima e da geada.
1- Germinação correta
Devemos limpar bem o osso do abacate e vamos picar com 4 palitos de dente, de tal forma que podemos colocá-lo em água em um copo com a ponta da semente virada para cima. Devemos mudar a água toda semana para evitar que ela apodreça e, aproximadamente, 3 semanas depois, ela começará a germinar. O momento ideal para isso é a primavera. Quando você já tem as primeiras folhas pequenas, é hora de movê-lo para uma panela.

Tamanho de 2 potes
Em países onde as temperaturas caem abaixo de 10o, é aconselhável plantá-lo em uma panela manejável para tê-lo dentro de casa, porque o abacate é muito suscetível ao frio, se você mora em um país tropical, você pode colocá-lo em uma panela um pouco maior e aumentar à medida que a árvore cresce.

3- Substrato ideal
O abacate requer um substrato ácido, com um pH de 5 a 7. Então vamos fazer uma mistura de turfa, fibra de coco, húmus de minhoca em partes iguais e, finalmente, adicionar alguns punhados de perlita para arejar bem a mistura. Além de dar um pH bastante ácido, também teremos um substrato que filtra bem a água, pois esta planta é suscetível ao encharcamento.
4- Cuidados básicos

Frio: Vamos mover a planta para dentro de casa e mantê-la em uma janela onde há clareza. Ao ar livre há cobertores térmicos para isolar do frio.
Calor: Podemos colocar uma malha de sombreamento para evitar que o sol queime as folhas delicadas.
Irrigação: A panela deve ter boa drenagem com vários furos para que a água flua para fora. Se não tiver água, as folhas queimarão a ponta (marrom).
5-Fertilização
Devemos fertilizar a planta nas estações mais quentes, como primavera e verão, pois é quando a planta se desenvolve mais e brota. O ideal seria fornecer uma camada de húmus de minhoca acima da superfície da panela.
6- Primeira poda
Quando o abacate tem 1 ano, com um tamanho de aproximadamente 60 cm, recomenda-se apara-lo para que se ramifique e não cresça em uma direção até atingir 5 ou 6 m. Depois, levará um tempo para se recuperar e novos brotos começam a surgir.