6 trepadeiras perfumadas para um terraço ou varanda perfumada!

Varanda com terraço com planta trepadeira perfumada

Nada é mais maravilhoso do que respirar aromas florais ao abrir a janela saliente de uma varanda! Envolver este local com aromas agradáveis ​​convida a relaxar e desfrutar de um recanto de vegetação, por menor que seja.

Instale um banco, móveis dobráveis, algumas vinhas perfumadas e desfrute de um bom livro ou de uma sesta para viver uma viagem cheia de emoções.

1- Jasmins

Jasmim

Jasminum grandiflorum , cultivado na Provença, não tem igual para perfumar os dias quentes de verão. Adapta-se a um arbusto ou trepadeira e pode prosperar facilmente no abrigo de uma loggia (resiste até -10°C). Jasminum officinale tem flores menores, mas é de natureza muito mais rústica (-18°C). Pode cobrir uma pérgula e envolver o local com um perfume intenso entre junho e outubro. Outras espécies de jasmim como polyanthum , sambac , de crescimento mais reduzido, devem ser reservadas para climas amenos ou varandas, tal como o jasmim prímula Jasminum mesnyi . Esta última tem a particularidade de florescer em março-abril com folhagens e grandes flores perfumadas de cor amarelo dourado. Resiste bem à seca.

2- Falsos jasmins

estrela jasmim

Você também pode instalar uma cerca associada a um grande vaso de falso jasmim ,  Trachelospermum jasminoides ou asiaticum com aromas poderosos de jasmim, concentrados mais na primavera-início do verão.

A espécie asiaticum difere da primeira pelo crescimento bastante lento, pelo menor vigor e pela cor das flores amarelo pálido. Possui também folhagem perene, que fica roxa com o frio e é mais resistente (-10 a -15°C) que a espécie jasminoides .

3 – Glicínias

No Sul não é raro ver troncos de glicínias emergindo do asfalto para atacar as fachadas de sobrados de vários andares.

glicínias perfumadas com flores brancas

As glicínias mais perfumadas são as da China ( Wisteria sinensis ) e em particular aquela com flores brancas ‘Alba’. Os crescimentos esporádicos desta glicínia continuam a destilar a sua doce fragrância durante todo o verão. Se você tem medo do excesso de vigor, escolha espécies que crescem muito bem em vasos como a Wisteria frutescens  ‘Amethyst’ Falls’ que se espalha por 2 m com pequenos cachos roxos escuros.

As glicínias sedosas ( Wisteria brachybotrys syn. venusta) são menos comuns. Esta espécie de folhagem felpuda é particularmente adequada para espaços pequenos graças ao seu vigor moderado e floração rápida. ‘Shiro Kapitan’ é uma das que mais floresce com seus cachos curtos e brancos que florescem intensamente durante o verão.

Isso também irá interessar a você:

4- Madressilva

madressilva

A madressilva continua sendo obrigatória nas cercas, pois é fácil de escalar em qualquer suporte. As madressilvas periclímenas   ‘Serotina’ (com flores vermelhas e creme) ou ‘Graham Thomas’ (creme que fica amarelo) são particularmente adequadas para cultivo em vasos. Sua floração permanece atraente durante todo o verão.

Não hesite em podá-los para renovar a folhagem e limitar o seu desenvolvimento. A madressilva não se preocupa com solos agressivos e prospera independentemente da exposição.

5- Um bignone com sabor de chocolate e café

Bignonia capreolata - bignônia com gavinhas

Bignonia capreolata é prima de Campsis , conhecida por suas trombetas grandes, de cores vivas, mas sem cheiro! Apelidado de gavinha bignone, este alpinista semi-perene ou perene tem crescimento moderado. Sua floração mais discreta, porém, desperta as papilas gustativas com seus aromas adocicados de café ou chocolate. Suas pequenas flores em tubos laranja-avermelhados flamejantes de amarelo aparecem de abril a julho, quando a primavera está ensolarada.

6- Akebia quinata

Akébia

Apelidada de Videira do Chocolate , esta trepadeira com caules finos e retorcidos é capaz de atingir 6 m de altura. Possui folhagem composta por cinco folíolos arredondados que persistem na maior parte do tempo em climas amenos. O interesse também vem da sua floração original em cachos de cor vinho escuro, difundindo um aroma de baunilha. As flores têm três pétalas redondas e ligeiramente abauladas. Eles geralmente aparecem bem cedo, já em fevereiro, e duram até maio. O corpo de frutificação, em forma de salsicha azul arroxeada, bastante decorativo, é no entanto difícil de obter. Plante outra espécie ou cultivar como ‘Alba’ (flores brancas) nas proximidades.

Forneça um suporte sólido ou poda regularmente porque mesmo que os caules sejam delgados, acabam formando uma massa volumosa. Guie as hastes no início, que depois se enrolarão no suporte. Akebia cresce ao sol ou sombra parcial. Adicione uma boa dose de terra para vasos para manter o solo fresco.