Peônias: é assim que cuidar dessas maravilhosas flores de maio

As peônias são flores delicadas, de lindas cores, muito parecidas com as rosas, possuem raízes carnudas, que são o tanque de acúmulo de substâncias de reserva, permitindo que a planta sobreviva à estação fria sem sofrer danos. O arbusto peônia cresce horizontalmente, mantendo a mesma altura ao longo dos anos.

Cultivar estas flores é bastante simples, pois é uma planta rústica que se adapta até às  temperaturas mais frias  .

flor de peônia

A floração destes arbustos ocorre de meados de abril até finais de junho dependendo da variedade: uma das melhores satisfações para o jardineiro, tanto iniciante como experiente. O cultivo destas flores é bastante simples, embora ainda não sejam muito difundidas na Itália. A semeadura é o sistema clássico de reprodução dessas flores, tanto herbáceas quanto arbustivas. Mas lembre-se que a nova muda terá características diferentes da planta da qual as sementes foram coletadas.



A reprodução da  peônia  a partir da semente também é o processo mais longo, pois a germinação leva 2 anos, e para ver a muda flor é preciso esperar de 7 a 8 anos (a partir do momento da semeadura).

As peônias levam de 2 a 3 anos para se desenvolver normalmente. As peônias  logo param de vegetar e podem, portanto, ter um aspecto outonal a partir dos primeiros dias de setembro.



As peônias cultivadas em vasos devem ser regadas regularmente durante o desenvolvimento vegetativo e o período de floração  Porém, é necessário evitar que o solo resseque e as folhas não devem molhar durante a rega para não danificá-las.

A peônia não tolera água estagnada, portanto, para melhorar a drenagem, espalhe no fundo do vaso uma camada de 5 cm de material como cascalho ou argila expandida (no momento do transplante da flor).

Como fertilizar peônias herbáceas

Como qualquer outra planta, as peônias requerem um ciclo de fertilização para sustentar suas flores abundantes. Podemos usar um  fertilizante líquido simples  para flores diluir em água, usar para irrigação a cada 15 dias, de abril a julho. Mas alternativamente você pode usar um  fertilizante de liberação lenta, granulado ou em bastão  : este último tipo é levemente enterrado, liberando nutrientes, por 2 a 6 meses dependendo do produto escolhido.