Alecrim: nunca mais seque. Truques de jardineiro para torná-lo exuberante!

Graduado em ciências humanas, apaixonado por fotografia, curioso por culinária;…

Alecrim: nunca mais seque. Truques de jardineiro para torná-lo exuberante!

O alecrim é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na culinária, mas também para a saúde e a beleza. Se você tem terreno no campo, com certeza terá mais facilidade para cultivar esta planta, pois ela cresce quase espontaneamente. Se você mora na cidade pode plantar em vasos, mas é mais difícil mantê-la saudável.

Alecrim: nunca mais seque. Truque dos jardineiros para torná-lo exuberante!

O alecrim necessita de luz natural direta, mas se o sol estiver forte, a planta não deve ficar muito tempo exposta aos raios, pois há risco de queimaduras nas folhas.

Nos períodos de calor é melhor procurar um recanto semi-ensolarado, com longos momentos à sombra; Em períodos médio-quentes ou frios, porém, um local com a máxima radiação possível será apropriado.

A temperatura

O alecrim pode se adaptar tanto ao calor quanto ao frio. mas na realidade o clima apropriado seria temperado e quente. É improvável que resista a granizo, geada e quedas bruscas de temperatura.

Umidade

Nativa de toda a zona do Mar Mediterrâneo e por isso também habituada à seca, esta planta não necessita de muita humidade e bastará uma rega normal.

Também pode crescer bem em vasos, mas é melhor plantá-la diretamente no solo, onde terá espaço para prosperar muito mais.

Regar alecrim: quanto, quando e como

Outro tratamento importante para o alecrim é a irrigação, que deve ser bem dosada. Embora existam diferentes sistemas, para plantas no solo ou em vasos, o mais indicado para o cuidado das ervas aromáticas é o sistema de gotejamento, que permite controlar muito bem se a água está na quantidade adequada, nunca excessiva.

Em qualquer caso, uma boa drenagem também é muito importante, pois se o alecrim ficar excessivamente encharcado pode morrer. Ao transplantar para vasos, você precisará usar uma mistura de envasamento adequada e colocar algumas pedras no fundo, perto dos buracos, para garantir que a água penetre e não fique presa e afogue as raízes.

Folhas amarelas secas e flores de alecrim, é isso que fazer!

É aconselhável podar o alecrim quando observar que suas folhas e flores estão secas ou amareladas, quando cresce pouco ou quando suas partes estão infestadas de parasitas, como pulgões ou cochonilhas.

O ideal é esperar o término da floração e cortar logo abaixo da parte que precisa ser retirada, evitando retirar galhos saudáveis.

Feliz polegar verde!