Nas férias, muitas vezes acontece que as plantas secam, principalmente por falta de água . Às vezes, vizinhos ou amigos são solicitados a cuidar delas, mas as plantas podem morrer por esquecimento. Ou mesmo desenvolver métodos alternativos de irrigação que podem ainda não ter sido verificados e que levam à morte das plantas.
Se a sua planta parece seca e amarelada, isso não significa que já esteja morta . A seguir mostraremos como verificar se sua planta ainda está viva ou não e então decidir se deve tratá-la ou não. Saber se a planta está viva ou não antes de iniciar o tratamento pode economizar tempo e dinheiro.
Abaixo você encontrará todos os passos a seguir para fazer o que acabamos de dizer. Assim, entenderemos se uma planta está morta ou ainda viva e como intervir neste último caso . Não é difícil simplesmente seguir o que mostraremos no próximo parágrafo. Em seguida, prossiga para obter mais detalhes.
A solução para uma planta seca e amarelada: experimente
Conforme mencionado anteriormente, uma planta seca e amarelada não significa necessariamente que esteja morta. Certamente não garantimos milagres, mas você pode tentar manter sua planta viva antes de jogá-la fora . Portanto, se a sua planta estiver em mau estado, a primeira coisa que você precisa fazer é determinar se ela ainda está viva ou morta.
Para verificar se sua planta seca e amarelada ainda está viva, é preciso realizar uma hidratação de emergência . Sobre o que é isso? Pegue um vaso e coloque um pouco de água e um pouco de fertilizante orgânico líquido que você acha que é o melhor. Ou pergunte ao seu florista de confiança.
Misture bem o adubo com a água e depois coloque o vaso com a planta seca . Deixe assim por cerca de uma hora e depois leve a planta para um local com sombra e longe do sol. Verifique a planta depois de algumas horas. Se você notar que os galhos começam a ficar verdes, significa que a planta não morreu .
Se ainda houver esperança, podemos dar o próximo passo. Mantenha-os hidratados por cerca de 6 semanas e depois corte a planta. Deve-se retirar todas as partes amareladas e secas que dificultam a boa recuperação da planta . Depois continue com a tesoura.
Resta apenas a parte sã da planta e, portanto, apenas os galhos e as folhas verdes. Você precisa remover todas as partes queimadas. Feito isso, você deve continuar umedecendo a planta com água e fertilizante como antes . Não há problema em fazer isso cerca de uma hora por semana.
Com o tempo, a planta começará a se recuperar e a ficar tão saudável quanto antes. Porém, se notar que os ramos da planta continuam a ficar castanhos após a primeira rega de emergência, não deve continuar, pois muito provavelmente ela está morta e está a perder tempo. Invista seu tempo e fertilizante em plantas que tenham chance de renascer.