Ameixa: doce doçura

ameixa seca

A ameixa marca o regresso do sol e das cores ao prato… crua ou cozida, na compota ou na sobremesa, a ameixa tem algo para atormentar o nosso paladar!

Ameixa em resumo:

Produção francesa (1): 56.000 toneladas (média 2008-2012)
Áreas de produção  : Midi-Pyrénées, PACA, Rhône-Alpes
Disponibilidade  : Julho a Outubro
Época alta  : Agosto
Preço médio em 2013 (2): 2,83 € / kg
Consumo doméstico em 2013 (2): 1 kg por domicílio
Nutrição (3): 100 g de ameixa representa 48,7 kcal

O lado ameixa do cultivo

A ameixeira às vezes é usada como árvore ornamental. Porém, é mais cultivado por seus frutos. É uma das árvores frutíferas mais plantadas na França. A ameixeira é uma árvore robusta e que resiste bem ao frio, pelo que pode ser encontrada tanto no Norte como no Sul do país.

As primeiras flores começam a aparecer nos galhos no início da primavera. Mas é em julho que podem ser colhidos os primeiros frutos.

As variedades posteriores são desejadas até setembro.

Um pouco de história

Não sabemos a origem exata da ameixeira que hoje cultivamos na França. Viria de um cruzamento entre várias espécies europeias e asiáticas que remonta a vários milhares de anos. O cultivo da ameixa parece muito antigo. Arqueólogos encontraram covas semelhantes às da ameixa Mirabelle em locais que datam da Idade do Bronze.

Sabemos também que no Egito as ameixas secas eram colocadas nos túmulos das pirâmides. A ameixa também foi amplamente cultivada na Síria, onde os cruzados foram presos. Segundo a lenda, só trouxeram ameixeiras da viagem, daí nasceu a expressão “ir atrás de ameixas”.

Na França, foi a partir da Idade Média, mas especialmente durante o Renascimento, que a ameixa teve verdadeiro sucesso. Um deles recebeu o nome de “greengage” em homenagem à esposa de Francisco I que adorou.

Ameixa na cozinha

Ao toque, a ameixa deve ser macia, sem ser macia. A pele é lisa, sem manchas e com um bom perfume. O pequeno véu branco que a cobre é chamado de flor: uma espécie de escudo natural de cera que a fruta faz para se proteger do sol. A sua presença é garantia de frescura e prova que a fruta não sofreu muito manuseamento. Observe que algumas variedades são naturalmente desprovidas dele.

Existem muitas variedades de ameixas, mas raramente encontramos mais de quatro nos nossos mercados:

  • greengage , muito redondo, de cor amarela a verde, e que apresenta polpa firme e doce;
  • ameixa mirabelle , menor, dourada, de polpa amarelo-alaranjada com sabores suaves e doces;
  • donzela roxa profunda e a americana-japonesa, incluindo Golden Japan ou Blackamber.

Preservando ameixas

As ameixas são consumidas rapidamente após a compra. O ideal é, portanto, consumi-los no mesmo dia.

Dependendo da maturidade, é possível mantê-los por cerca de dez dias na geladeira. É então preferível retirá-los da gaveta de legumes alguns minutos antes de comê-los para que a fruta libere todos os seus sabores.

Ameixas sem caroço podem ser facilmente armazenadas no congelador.

Preparando as ameixas

Simples, basta lavar bem para aproveitar ao máximo. Em tortas, clafoutis, crumbles e fars, é fácil de cozinhar graças à sua casca muito fina que não precisa ser descascada previamente.

Para retirar o caroço, basta cortar a fruta ao meio no último minuto, caso contrário a polpa ficará dourada.

Salgada, a ameixa também acompanha bem carnes brancas.

E para prolongar o prazer durante todo o ano, também se presta bem a compotas de ameixa misturadas com frutas picantes como ruibarbo , limão ou laranja .