Plantas carnívoras: curiosidades sobre plantas

Plantas carnívoras

Na origem de muitos mitos, as plantas carnívoras continuam a despertar a curiosidade. Não é de forma alguma perigoso, você pode cultivá-los facilmente em casa.

Leia também:

O que é uma planta carnívora?

Diversas e variadas, as plantas carnívoras têm uma coisa em comum: a capacidade de atrair, capturar e assimilar presas . Na maioria das vezes, são apenas insetos, mas algumas espécies às vezes se alimentam de pequenos invertebrados. Como todas as outras plantas, elas precisam de água, luz e nutrientes para crescer. É precisamente porque vivem em habitats pobres que tiveram de desenvolver outras fontes de alimento. Nos pântanos, nas rochas, nas árvores… Eles vêm de uma infinidade de terrenos e foram capazes de criar armadilhas engenhosas.

Para ler →  Faça um mini jardim aquático: dicas e conselhos

Armadilhas inteligentes

Armadilhas ativas

Planta carnívora

Armadilhas ativas exigem movimentação das plantas , o que é incomum nesta velocidade no reino vegetal. É o caso da armadilha de Vênus, que captura moscas com uma espécie de mandíbula de planta. Tenha cuidado, não faça fechar desnecessariamente a aba da planta ao tocá-la, por exemplo. Na verdade, requer muita energia; ela só consegue realizar esse movimento algumas vezes na vida.

Armadilhas semi-ativas

As armadilhas semiativas também apresentam movimento das plantas, mas muito mais lento. É por isso que está associado à cola . Sundews fornecem esse tipo de armadilha com seus longos pelos pegajosos, cujas gotículas atraem insetos . Depois que eles grudam, a planta enrola para digeri-los.

Armadilhas passivas

As armadilhas passivas mais comuns envolvem atrair insetos com um líquido, drogá-los e digeri-los . É o caso das Nepenthes, plantas epífitas de florestas tropicais.

O que comem as plantas carnívoras?

Se você deseja cultivar plantas carnívoras em casa, não há necessidade de alimentá-las com insetos . Eles ficarão satisfeitos com suas próprias descobertas, com o substrato e com a água que você fornece.

Três plantas carnívoras essenciais

Armadilhas de Vênus:

planta carnívora Vênus flytrap

Sem dúvida o mais impressionante, as moscas-moscas, ou “apanhadores de moscas” implantam folhas em formato de mandíbulas . O exterior deste último é verde brilhante, enquanto o interior é rosa. Apesar de sua aparência formidável, são completamente inofensivos para humanos ou até mesmo animais de estimação .

Para o seu cultivo, forneça-lhe um substrato ácido e úmido . Uma mistura de turfa, musgo esfagno e areia é o ideal. Lembre-se de encher o pires de forma que o fundo da panela fique imerso na água. Por outro lado, a flytrap de Vênus requer luz solar . Coloque-o num local mais fresco para o seu descanso de inverno: entre 0°C e 10°C.

Para ir mais longe: cultive adequadamente a planta flytrap

Nepenthes:

Planta carnívora Nepenthes

Formando grandes urnas , os nepenthes têm pouco efeito. O odor exalado por essas urnas atrai insetos que ficam presos em suas paredes escorregadias. Eles são então digeridos pela planta que não terá feito nenhum movimento com esta armadilha passiva. Esta planta é uma das raras que consumiu algo diferente de insetos. Em seu ambiente natural, as urnas podem atingir até 50cm de altura! O suficiente para capturar alguns invertebrados e pintinhos…

Para o seu cultivo lembre-se de regá-lo regularmente para manter o substrato fresco, mas sem água estagnada nas raízes. Evite a luz solar direta e considere colocar no pires uma cama de bolas de argila embebidas em água. Isto criará umidade ao redor da planta . Corte as urnas regularmente assim que estiverem secas.

Para ir mais longe: cultive nepenthes adequadamente

Sundews:

planta carnívora sundews

Com suas folhas verde-maçã e pelos ruivos, a sundew é muito decorativa. Os pelos da planta são cobertos por uma substância pegajosa que serve de armadilha para insetos. Assim como as armadilhas para mosca de Vênus, os nepenthes precisam de um substrato úmido e ácido . Você pode colocá-lo em um local bem iluminado, evitando os raios solares nas horas mais quentes, não dê fertilizante, ele prefere solos pobres.