Couves, as diferentes variedades e sua utilização

variedades de repolho

Brassica oleracea , ou couve marítima, é a origem de todas as variedades de couve hoje disponíveis nas bancas de mercado e nas hortas. Existem muitas variedades, às vezes a flor e às vezes as folhas são comidas.

Além disso, independentemente do que a família tenha observado, encontramos repolhos diferentes que são significativamente semelhantes . Aqui está a lista e as diferenças para reconhecê-los.

As diferentes couves-flores que parecem semelhantes

Couve-flor

Couve-flor branca

A couve-flor é amplamente cultivada na França , que é até o segundo maior produtor depois da Itália. A parte comestível da couve-flor aqui é a inflorescência da planta. Na sua forma mais clássica, a couve-flor é composta por várias florzinhas pequenas, brancas e firmes.

Por outro lado, as grossas folhas verdes que protegem esta inflorescência comestível não são consumidas.

Brócolis

Brócolis

O brócolis é uma variedade de couve-flor particularmente popular na Itália . Tal como acontece com a couve-flor branca, comemos a flor.

No jogo das diferenças, além das cores distintas, os buquês florais verdes ou roxos de brócolis também têm a particularidade de serem instalados no topo de caules verdes (inexistentes na couve-flor) rodeados de folhas.

Repolho Romanesco

Choux Romanesco

Com suas inflorescências geométricas e seu buquê central em forma de cone espiralado de cor verde maçã brilhante, o repolho Romanesco oferece uma aparência a meio caminho entre a couve-flor e o brócolis.

Essa variedade de repolho também é mais frágil quando cozida e seu sabor é bastante suave. Cozinhar a vapor é ideal.

Repolhos com cabeça parecidos

Repolho

O repolho , ou comumente chamado de repolho branco, tem a forma de uma maçã mais ou menos compacta, feita de folhas lisas e entrelaçadas, umas sobre as outras.

Assim como a couve-cabeça, são as folhas da couve-branca que se consomem. Depois de fermentados, também constituem a base do chucrute.

Repolho roxo

A couve roxa é uma couve, também de aspecto liso e brilhante, com a diferença de que a sua folhagem é mais ou menos vermelha escura.

Redonda ou oval e bem pequena, a cabeça da couve roxa muda de cor dependendo do pH do solo.

Seu baixo teor calórico o torna um aliado ideal da dieta.

Couve de Bruxelas

Couve de Bruxelas

As couves de Bruxelas são couves de cabeça pequena, com apenas 3 a 4 cm de diâmetro, que crescem nas axilas das folhas da planta, ao longo de todo o caule.

Cultivados principalmente no norte de França e na Bélgica, são consumidos quando estão muito verdes e compactos (sem folhas amareladas) e são conhecidos pelo seu sabor muito pronunciado.

Couve lombarda

Couves lombardas

Com as suas folhas empoladas que formam uma maçã central, a couve lombarda é um compromisso perfeito entre o cabus e o encaracolado. Também faz parte das chamadas couves “cabus”, mas distingue-se pela folhagem escamosa, quase encaracolada.

Com sabor mais pronunciado que o repolho branco, o repolho lombardo é usado para cozinhar repolho recheado .

A couve diferente que se parece

Couve

Couve

Ao contrário das couves,  a couve não cresce em espigas, mas em caules fibrosos e esbranquiçados que podem medir até 40 cm. São, portanto, as suas folhas, também fibrosas e sobretudo muito encaracoladas, que se consomem.

Além disso, a cor desta folhagem pode variar do verde claro ao verde pronunciado.

Repolho ornamental

A couve ornamental é um tipo de couve totalmente comestível e com verdadeiro potencial decorativo no prato!

Deve sua beleza à sua flor crespa, cuja belíssima cor vai do branco ao rosa e até ao roxo