Limoeiro espinhoso (Poncirus trifoliata), o limoeiro que resiste ao frio e às geadas fortes!

limoeiro espinhoso (Poncirus trifoliata)

Descubra o limoeiro espinhoso, resistente ao frio e às geadas até -12, até -15°

O limoeiro espinhoso em resumo

Nome  : Poncirus trifoliata
Família  : Rutaceae
Tipo  : Árvore frutífera

Altura  : 2 a 3 m
Exposição  : Ensolarado, quente e protegido
Solo  : neutro ou ácido, drenado

Robustez  : -12 a -15° – Floração  : Abril-Maio – Colheita  : Outono

Para mais  :

Você sonha com um lindo limoeiro no seu jardim, mas não mora na costa do Mediterrâneo? Não importa, temos uma solução para você: o Poncirus trifoliata ou limoeiro espinhoso que produz lindos limões, comestíveis quando cozidos, em uma zona climática mais ampla. Na verdade, é resistente até –12°C a –15°C.

A plantação de Poncirus trifoliata 

O plantio ocorrerá na primavera, de março a abril, ou eventualmente no outono, em setembro ou outubro.

Este limoeiro espinhoso é plantado ao sol, num local bem protegido das correntes de ar e dos ventos frios para resistir às geadas.

  • Necessita de solo perfeitamente drenado , pois teme principalmente solos encharcados.
  • O solo deve ser fresco e bastante neutro ou tende a ser ácido. Solos calcários não são adequados para isso.
  • No momento do plantio, recomenda-se adicionar esterco ou composto bem decomposto ao solo extraído.

Por se tratar de um arbusto muito espinhoso, é aconselhável não plantá-lo em locais movimentados ou ao alcance de crianças. Por outro lado, pode ser eficaz contra a intrusão de animais selvagens.

Limoeiro espinhoso em vaso:

O limoeiro espinhoso também pode ser cultivado em vasos . Será necessário um recipiente suficientemente largo e profundo de pelo menos 60 cm, preenchido com uma mistura de solo cítrico especial e solo de jardim em partes iguais. Não se esqueça da camada de bolas de barro no fundo do pote furado.

Que manutenção para este limoeiro?

Pouco exigente, o limoeiro espinhoso requer pouquíssimos cuidados  :

  • Regar no primeiro ano de plantio , principalmente em condições de muito calor ou seca. A rega no inverno será mais moderada
  • Poda leve se plantada como sebe
  • Repotenciamento a cada 4 anos para o limoeiro em vaso e recapeamento todos os anos na primavera.

A multiplicação de Poncirus trifoliata

A propagação é feita semeando as sementes na primavera dentro de casa (20 a 25°C) em um solo especial para semeadura e mantido úmido. Você também pode colher mudas de um galho semilenhoso de um limoeiro espinhoso, na primavera ou em agosto. Basta retirar caules de 15 cm dos rebentos jovens, retirar as folhas interiores para ficar apenas três. Plantamos essas mudas em um solo especial para mudas e deixamos ferver a 20°.

Doenças e parasitas 

O limoeiro espinhoso pode ser suscetível à antracnose ao bolor fuliginoso , transmitido por pulgões . Também pode ser atacado pela mosca do Mediterrâneo , moscas brancas e aranhas vermelhas.

Colher e comer limões

limoeiro espinhoso (Poncirus trifoliata)

A colheita dos pequenos limões, poncires, ocorre no outono, de setembro a novembro . Essas frutas cheiram na árvore.

Estes poncires são ricos em poncirina o que os torna impróprios para consumo cru por serem muito amargos. No entanto, estes frutos são consumidos cozidos, em marmelada ou compota . O suco também é muito perfumado.

Saiba mais sobre o limoeiro espinhoso

Nativa da Coreia e da China, Poncirus trifoliata é parente das frutas cítricas , às vezes serve como porta-enxerto para elas devido à sua robustez . Porque esse é o seu principal trunfo. O espinhoso limoeiro é resistente até –12 a –15° C, o que permite que seja cultivado em regiões de clima temperado.

limoeiro espinhoso (Poncirus trifoliata)

É acima de tudo um arbusto encantador, muito decorativo em vários aspectos. De hábito ereto e arbustivo , oferece ramificações compactas com belos ramos verde-escuros, cobertos de enormes espinhos , também verdes, que realmente se revelam quando cai a folhagem caducifólia. Com 2 a 3 m de altura, este limoeiro é também um arbusto de eleição para sebe defensiva .

Sua folhagem é trifoliolada, coriácea e pontuada por glândulas sebáceas. Apresenta um verde bastante escuro que contrasta com a floração primaveril. No outono, antes de cair, as folhas ficam douradas . Entre abril e maio, o espinhoso limoeiro oferece, aos nossos olhos e às nossas narinas, as suas lindas flores brancas com 5 pétalas, solitárias e axilares. Eles eclodem antes que as folhas apareçam.

Chegam então os frutos de 3 a 5 cm de diâmetro, verdes no início e depois amarelos quando maduros . Sua epiderme é tomentosa. Eles são amargos crus, mas comestíveis quando crus.

É um arbusto de crescimento lento que floresce e frutifica após dois a três anos de cultivo.