Vinca minor é uma bonita planta de cobertura do solo, capaz de alegrar o seu jardim durante todo o ano graças à sua folhagem perene e às encantadoras flores primaveris.
Vinca menor em resumo :
Nome latino : Vinca minor
Nome comum : Pervinca pequena
Família : Apocynaceae
Tipo : Planta perene
Altura : 15 cm
Densidade de plantio : 6 a 8 pés por m²
Exposição : Sombra a sombra parcial
Solo : Todos os tipos
Robustez : Rústico
Floração : Primavera
Folhagem : Perene
Apresentação da Vinca menor
A pequena pervinca é uma planta perene com ramos mentirosos e radiantes. Portanto, tem a capacidade de criar raízes em diferentes locais de seus caules. Por esse motivo, é uma excelente cobertura do solo .
Suas folhas , de cor verde escuro brilhante, apresentam formato lanceolado e textura coriácea. No início da primavera, os caules são adornados com lindas flores azul-violeta .
Existem diversas variedades de Vinca minor com propriedades interessantes:
- ‘Aureovariegata’ pela sua folhagem variegada de verde e amarelo dourado;
- ‘Atropurpurea’ e suas flores roxas;
- ‘Alba’ com suas flores brancas imaculadas.
Plantando a pequena pervinca
Para que a Vinca minor floresça plenamente, é necessário proporcionar-lhe um espaço protegido da luz solar direta, à sombra ou sombra parcial . A natureza do solo não lhe importa, mas a terra deve permanecer úmida .
Para facilitar a recuperação da perene, o plantio deve ocorrer preferencialmente no outono . As raízes terão então tempo para se desenvolver antes do retorno dos dias secos.
Quanto à quantidade a plantar , deixe aproximadamente 6 a 8 pés para cobrir um metro quadrado. Lembre-se de espaçá-los bem entre eles, pois eles se unirão rapidamente graças à estratificação natural do caule.
Finalmente, a Vinca minor pode ser invasiva quando encontra as condições adequadas de cultivo. Você precisará escolher sua localização com cuidado.
Manutenção da Vinca menor
Uma vez estabelecida, a pequena pervinca realmente não requer manutenção. Monitore a rega durante os primeiros meses de crescimento ou quando aparecerem períodos de seca.
A poda não é necessária, a menos que você queira controlar a propagação dos caules. Neste caso, encurte-os no início da primavera.
Multiplicação:
Para propagar Vinca minor , nada mais simples: aproveitar as propriedades radiantes da planta e retirar plantas dos locais onde foram criadas novas raízes.
As outras duas soluções possíveis são colher estacas ou dividir o caule do outono à primavera.
Doenças e pragas menores da Vinca :
Em raras ocasiões, a pequena pervinca pode ser atacada por pulgões .
Quanto às doenças, apenas a ferrugem pode afetar a folhagem. Neste caso, remova os caules infectados e queime-os.
Empregos e associações
Vinca minor é a planta ideal para cobertura do solo, principalmente como guarnição de bases de árvores caducifólias e canteiros de arbustos.
Você também pode integrá-la na composição de suas bordaduras e canteiros , lembrando que a planta pode se tornar invasora.
Para completar o quadro da sua planta, combine a pequena pervinca com outras plantas perenes que gostam de sombra, como hosta , flor de elfo , bergenia ou mesmo omphalodes .