bicarbonato de sódio é um produto muito utilizado para cozinhar ou limpar. O que talvez você não saiba, porém, é que também pode beneficiar diferentes espécies de plantas e, em particular, orquídeas.
Graças à sua composição em ácido carbônico, pode promover a absorção de nutrientes pelas raízes e pode se tornar um agente antifúngico natural, protegendo as orquídeas de doenças fúngicas comuns. Quero saber mais? Siga este guia!
As virtudes e componentes do bicarbonato
E sim, o bicarbonato de sódio é um produto cada vez mais utilizado pelas plantas. Esses benefícios visam principalmente melhorar as condições do solo, estimular o crescimento das plantas e proteger contra doenças fúngicas. Porquê e como? Todos os seus segredos estão nos seus componentes.
O bicarbonato de sódio é composto principalmente de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e também é conhecido como sal Vichy ou sal alcalino. É feito de sal-gema ou sal marinho e é usado em muitas indústrias, incluindo culinária, casa e, claro, agricultura. Também pode ser usado medicinalmente para tratar várias doenças, como acidez estomacal e indigestão.
As virtudes e componentes do bicarbonato
O bicarbonato de sódio também contém sódio (Na+). O sódio é um nutriente importante para as plantas porque ajuda a regular a água nas células e a transmissão dos impulsos nervosos.
Porém, tenha cuidado! Deve-se ressaltar que uma concentração muito alta de sódio pode ser prejudicial às plantas, por isso deve-se seguir atentamente as instruções para evitar overdose.
Finalmente, um dos principais componentes benéficos do bicarbonato de sódio que nos interessa é o ácido carbônico (H2CO3). Quando o bicarbonato de sódio é dissolvido em água, ele se decompõe em íons hidrogênio (H+) e íons carbonato (CO32-).
O ácido carbônico formado é um ácido fraco que pode ajudar a aumentar o pH do solo, o que é particularmente benéfico para as plantas e, portanto, para as orquídeas.
Ajuda no florescimento das orquídeas
As orquídeas são flores lindas e delicadas que requerem cuidados cuidadosos para florescer abundantemente. O bicarbonato de sódio pode desempenhar um papel importante no florescimento das orquídeas, melhorando as condições do solo e estimulando o crescimento das plantas.
Ajuda no florescimento das orquídeas
Os componentes do bicarbonato de sódio podem, portanto, ajudar a estimular o crescimento das orquídeas, pois o bicarbonato de sódio contém ácido carbônico, detalhado e discutido acima. Este último é geralmente usado pelas plantas para a fotossíntese.
Se utilizado em quantidades adequadas, pode acompanhar o aumento do crescimento de folhas e caules. A saúde geral da planta melhora significativamente e ela está pronta para florescer nas melhores condições!
O bicarbonato de sódio também pode ser usado como agente antifúngico natural. Pode ajudar a proteger as plantas de doenças fúngicas comuns, como podridão das raízes e mofo do solo, interrompendo seu metabolismo.
Também pode ajudar a proteger as plantas contra pragas de insetos.
É um fertilizante natural
Agora que você conhece os principais componentes nutricionais do bicarbonato de sódio, não é de admirar que ele sirva como um fertilizante natural muito eficaz para melhorar o crescimento das plantas. Contribui, através dos seus componentes sódicos, para a regulação da água nas células e para a transmissão dos impulsos nervosos.
É um fertilizante natural
Um pouco mais, sabemos também que o bicarbonato de sódio contém cal (CaO). E como a cal é um nutriente, ela auxilia na formação da celulose e das paredes celulares. Portanto, é necessário para o crescimento das raízes e a formação de caules e folhas.
Regula o pH do substrato
O bicarbonato de sódio é, na verdade, um produto comum usado quando se trata de regular o pH do substrato (ou seja, o solo) das plantas e, em particular, das orquídeas.
O pH é considerado uma medida da acidez de um meio de cultivo e é importante manter um pH equilibrado para permitir que as plantas absorvam os nutrientes de que necessitam para prosperar.
Regula o pH do substrato
Os íons formados pelo bicarbonato de sódio ajudam a aumentar o pH do meio de cultivo e a disponibilizar nutrientes para raízes e plantas.
Atenção, o bicarbonato de sódio não deve ser usado em todas as plantas porque algumas precisam de um substrato mais ácido ou mais alcalino para se desenvolverem adequadamente. Certifique-se de verificar as necessidades de pH da planta antes de usar bicarbonato de sódio.
Quando e como aplicá-lo?
É melhor aplicar bicarbonato de sódio quando as orquídeas estão em fase de crescimento ativo, quando novas folhas e raízes estão brotando. Portanto, você maximiza os benefícios do ácido carbônico contido no bicarbonato de sódio para o crescimento das plantas.
Também é recomendado o uso de bicarbonato de sódio quando as orquídeas precisam se recuperar de uma doença fúngica ou quando o pH do meio de cultivo é muito ácido.
Quando e como aplicá-lo?
Dilua o bicarbonato de sódio em água antes de usar. As instruções de dosagem recomendadas devem ser seguidas para evitar tornar o substrato muito alcalino e prejudicar as plantas. Verifique regularmente o pH do seu meio de cultivo para ter certeza de que está equilibrado antes de usar o bicarbonato de sódio completamente!
Além disso, certifique-se também de que suas orquídeas respondam bem à aplicação de bicarbonato de sódio. Sinais de estresse, como folhas amareladas ou caules m