O tomate é bom demais! É utilizado em diversos pequenos pratos, em saladas, em molhos e até em sucos! Nós amamos tanto que mordemos! Se você tem uma horta em casa, é provável que também já tenha plantado tomate, certo? Conte-nos como eles são! Grande e muito suculento ou em mau estado…
Sim, infelizmente acontece que os nossos tomates contraem doenças fúngicas que devem ser tratadas rapidamente para não perder a colheita! No topo, o oídio, inimigo número um do tomate!
Não entrar em pânico ! Neste artigo, compartilhamos com você muitas receitas fáceis de preparar de fungicidas naturais para prevenir esse fungo e evitar que ele destrua seus tomateiros!
Leia também: Potente herbicida: 11 dicas para eliminar ervas daninhas
Doença do tomate: o que é a requeima?
Tal como acontece com todas as plantas, o míldio é uma das doenças mais comuns e perigosas! Como explica Tammy Sons of Tennessee Wholesale Nursery, eles aparecem como grandes manchas marrons irregulares na parte aérea da planta, incluindo folhas e caules.
À medida que se desenvolvem, as manchas crescem, secando as áreas afetadas e reduzindo a superfície saudável da sua planta, que não consegue mais fotossintetizar e morre lentamente…
Como a requeima prejudica os tomates?
Por ser uma doença que se espalha muito rapidamente, a requeima pode causar leve queda na produtividade ou perda total da colheita. Isso depende de vários fatores, incluindo:
- situação meteorológica;
- fenologia vegetal;
- O grau de fertilização com nitrogênio alcançado;
- número e duração dos tratamentos realizados;
- A variedade plantada.
Que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do míldio?
O mofo prospera quando o tempo está úmido e quente! Com humidade superior a 90% e temperaturas entre 10 e 25°C, este fungo cresce e espalha-se livremente!
No entanto, temperaturas superiores a 30°C e baixa humidade não dão a este fungo qualquer hipótese de sobreviver!
Como prevenir o mofo e proteger as folhas do tomate?
O aparecimento do oídio no tomateiro nem sempre é fácil de combater! Para proteger suas plantações, você deve agora pensar em prevenir o aparecimento da doença e munir-se de fungicidas eficazes!
Como evitar a requeima no tomate?
- Seus tomates precisam de ventilação adequada. Portanto, certifique-se de que haja uma distância entre as plantas para que o ar circule e a luz alcance toda a plantação.
- Remova as folhas que tocam o solo.
- Evite o excesso de água na hora de regar , pois esse é o principal fator para o desenvolvimento do míldio.
- Não cultive tomates no mesmo lugar, pois eles apreciam a rotação de culturas.
- Cuidado para não machucar as plantas, principalmente na poda, que deve ser feita com uma tesoura bem limpa.
- Fertilize seus tomates adequadamente, usando fertilizantes sem excesso de nitrogênio e ricos em potássio, pois as deficiências de nutrientes enfraquecem as plantas e as tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento da praga.
- Cultive variedades resistentes.
- Separe suas plantações de tomate e batata. Ambos podem ser afetados pelo mesmo fungo e contaminar-se mutuamente.
- Os gotejadores do seu sistema de irrigação devem ser colocados no solo entre as fileiras. Nunca molhe os caules e folhas das plantas. Regue apenas os tomateiros, deixando a superfície do solo secar entre as regas (técnica recomendada pelo especialista em jardinagem Oliver Hill, da Garden List).
- Remova qualquer resíduo ao final de cada colheita para reduzir o risco de contaminação de futuros plantios.
- Em caso de infecção, cortar, retirar e queimar as plantas infectadas assim que aparecem os primeiros sintomas é uma boa medida para limitar a propagação da doença.
Controle de mofo: como proteger o tomateiro do oídio?
Os tomates apreciam solos com baixa umidade e se desenvolvem melhor em temperaturas amenas (entre 20 e 26°C)! Para combater o aparecimento do oídio no tomate, você deve saber que quando as condições climáticas favorecem o aparecimento da doença é melhor agir preventivamente. Quando isso acontece, é muito difícil controlar!
A maneira mais eficaz de proteger os tomates desse fungo prejudicial é borrifá-los com fungicidas! Se você não quer usar produtos industrializados, aqui vai uma lista de ingredientes naturais que combatem o mofo!
- Um chá de cavalinha
Pulverize seus tomates com infusão de cavalinha em tempo chuvoso! Como preparar:
- Deixar as cavalinhas de molho por 24 horas (1 kg de planta fresca ou 150 g de planta seca em 10 litros de água);
- Cozinhe-os em uma panela grande por 20 minutos.
- Tampe a panela e deixe esfriar tudo.
- Antes de pulverizar, diluir 5 partes por volume da solução em 100 partes por volume de água.
- extrato de sálvia
Pulverize os tomates com extrato de sálvia fermentado (1 kg de folhas e flores para 10 litros de água). Desta vez, dilua a 10% antes de pulverizar os tomates (10 partes em volume da solução em 100 partes em volume de água)!
- Camomila
Prepare um chá de camomila com 50g de flores por litro de água. Antes de pulverizar suas plantas, dilua cada litro de infusão em 9 litros de água.
- Alho
O alho é um agente antifúngico natural muito eficaz. Adicione 50 g de dentes de alho a cada litro de água. Em seguida, dilua a solução em 4 partes de água e borrife nos tomates ao sol por vários dias.
- leite de vaca
Ao formar uma película microbiana na superfície das folhas e modificar o pH da planta, o leite reveste e protege o tomate. Este último torna-se inabalável e já não oferece as condições ideais para a propagação do oídio.
O leite é rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio! Portanto, não só protege os tomates, mas também os nutre e os ajuda a crescer melhor! Este tratamento antimofo rico em nutrientes funciona duas vezes! É um poderoso fungicida natural e um fertilizante foliar!
Tratamento preventivo (uma vez por semana)
Use leite uma vez por semana para prevenção:
- Dilua 3 copos de leite em 7 copos de água
- Despeje os tomates com esta solução
Tratamento preventivo (duas vezes por semana)
- Dilua 1 copo de leite em 4 copos de água
- Depois pulverize os tomates!
O leite deve ser aplicado em todas as partes da planta logo pela manhã.
- O fio de cobre
Esta técnica milenar envolve a inserção de um pequeno fio de cobre no caule do tomate, próximo ao fundo. Isso fornecerá ao tomate a quantidade de cobre necessária para o seu desenvolvimento e seus frutos ficarão mais resistentes ao oídio.
Embora esta técnica tenha sido alvo de vários debates sobre a sua eficácia, ela não traumatiza de forma alguma a planta se usada corretamente. Você notará os benefícios do fio de cobre na cor mais escura das folhas do tomate poucos dias após a instalação.
- esterco de urtiga
O estrume de urtiga é um fungicida muito eficaz contra a requeima do tomate. Para prepará-lo, são necessários 1 kg de urtiga fresca (sem flores), 10 litros de água (sem cloro) e um recipiente grande de madeira ou plástico.
- Mergulhe as urtigas em água, cubra e deixe à sombra. As bolhas que se formam na superfície são sinal do início da fermentação.
- Mexa todos os dias para remover o gás acumulado. Sua mistura começará a cheirar mal! Significa que está tudo bem!
- A fermentação pode durar até 10 dias ou mais quando as temperaturas não são altas.
- Quando você não vê mais bolhas na superfície, a fermentação está completa. Acabou!
Se o seu esterco de urtiga não contiver mais vestígios da planta e você armazenar o preparado em um recipiente fechado, longe da luz solar direta e do calor, ele pode durar vários meses.
- Bordeauxbrei
À base de sulfato de cobre, cal viva e água, este produto possui propriedades fungicidas muito valorizadas na agricultura. Surgiu na região de Bordeaux, na França, no século passado e seus primeiros usos foram dedicados ao combate ao oídio. Pesquisas recentes mostraram que a calda bordalesa também tem um efeito positivo no bom desenvolvimento das plantas, graças às suas inúmeras propriedades nutricionais.
A receita para preparar uma mistura bordalesa é relativamente simples! Para obter aproximadamente 5 litros de mingau, siga as instruções abaixo:
- Coloque luvas e óculos de proteção;
- Num primeiro balde (plástico), despeje 3 litros de água e 150 g de cal apagada;
- Mexa com um palito até formar um leite de limão.
- Em um segundo balde (plástico), despeje 2 litros de água e 100 g de sulfato de cobre;
- Misture o conteúdo das duas fissuras e aguarde 24 horas;
- Sua mistura bordalesa está pronta para uso;
- Encha seu pulverizador de pressão e pulverize seus tomates!
- Spray traseiro
O bicarbonato de sódio pode substituir os produtos acima e continua sendo uma alternativa muito boa para proteger os tomates do mofo.
- Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sabão (preto ou de Marselha) a 1 litro de água;
- Pulverize a mistura nos tomates uma vez por semana durante dois meses e após cada chuva.
Polvilhar bicarbonato de sódio nos tomateiros também deixará seus frutos mais doces, pois diminui a acidez quando absorvido pelo solo!
Quando os tomates devem ser tratados contra a requeima?
Se, apesar de todas as medidas preventivas que tomou para proteger os seus tomates do oídio, ele ainda afecta a sua plantação, pode sempre tentar salvar o dia! No entanto, você tem que reagir rapidamente! Comece o tratamento assim que perceber que suas plantas foram afetadas!
Leia também: Por que o sabão é bom para suas plantas e jardim?
O que é oídio?
O oídio, assim como o oídio, é uma doença criptogâmica (um fungo que se reproduz nas plantas) que afeta o tomate! Você pode saber facilmente se sua fruta está infestada observando o aparecimento de um pó branco cobrindo as folhas, o caule e até a flor. O resultado é que o tomate vai enrolar, secar e cair.
assim ! Para conseguir em sua horta uma boa colheita de tomates ou outras hortaliças que possam ser afetadas pelo oídio, siga as dicas, remédios naturais e medidas preventivas que vimos juntos hoje! E não se esqueça que os tratamentos orgânicos são sempre melhores para as nossas plantas, para nós e para o nosso planeta!
Leia também: 4 plantas de interior perfeitas para o quarto