Onde jogar o papel higiênico: no vaso sanitário ou no lixo?

Esta é uma pergunta surpreendente. Muitos de nós temos o hábito de jogar papel higiênico no vaso sanitário. Mas às vezes, na verdade, a questão é mais complicada. Às vezes temos que descartá-lo de outras maneiras. No que diz respeito ao fecalismo, por exemplo, ato pelo qual as pessoas defecam em praças públicas, terrenos baldios ou parques, nem sempre temos acesso a sanitários. No entanto, segundo especialistas da UNAM, isto não representa uma ameaça direta à poluição exterior. Embora o risco seja muito maior se você usar a lixeira do banheiro.
Jogar papel higiênico no lixo?
Esses especialistas são claros: jogar papel higiênico contendo fezes em nossos resíduos seria arriscado. Basta dizer que após serem armazenados em sacos, esses resíduos são transportados para aterro, onde ficam expostos ao meio ambiente. É por isso que nos últimos anos os fabricantes desenvolveram um tipo de papel higiênico mais macio que se desintegra no vaso sanitário. Nós contamos mais a você.

Papel higiênico
pinterest logo
Papel higiênico – Fonte: spm
O papel higiênico é um produto utilizado em todo o mundo, parte essencial da nossa higiene pessoal. O problema surge quando chega a hora de jogá-lo fora após o uso. Devemos tentar determinar qual deve ser a melhor maneira de nos livrarmos dele. Observe que o papel higiênico é um produto feito, em grande parte, de papel reciclado para que se dissolva mais rapidamente em contato com a água. Está disponível no mercado em diversas texturas, cores, com ou sem estampas e também perfumadas, para que o indivíduo tenha maior escolha dependendo de suas necessidades.

Jogar papel higiênico na tigela?
Quando o papel higiênico é jogado no vaso sanitário, os microrganismos que se instalam no trato digestivo humano, como a salmonela e os cisticercos, tendem a se acumular. Uma vez liberados no meio ambiente, eles se espalham por toda parte e podem causar infecções por meio de moscas e outros insetos.

Os investigadores descobriram que os microrganismos presentes nos excrementos fixam-se no ar e, quando suspensos, podem ser inalados. Estes podem, portanto, ser prejudiciais para pessoas que sofrem de asma e conjuntivite.

Mas como descartá-lo após o uso?
Papel higiênico no lixo
logo pinterest
Papel higiênico no lixo – Fonte: spm
Muita gente ainda acha que o jeito certo é jogar no lixo. Porém, se o descarte for realizado dessa forma, podem ocorrer diversas contaminações, além da proliferação de germes e bactérias. Porque não esqueçamos que o papel utilizado entra em contato com outros resíduos, o que por si só é tóxico para o meio ambiente.

Além disso, jogar papel higiênico no lixo acumula microorganismos no sistema digestivo humano, como a salmonela, que pode causar infecções.

Você provavelmente já pisou em cocô de animal na rua, certo? Então saiba que você trouxe consigo toda uma série de microrganismos presentes nas solas dos seus sapatos: você também os dispersa no ar, daí a importância de secar bem os pés antes de entrar em casa ou quarto.

Fraldas para bebês
pinterest logo
Fraldas para bebês – Fonte: spm
Além disso, algo muito semelhante acontece com as fraldas para bebês. Muitas pessoas os jogam direto no lixo junto com as fezes. Esse hábito não é recomendado: o ideal seria separá-las, ou seja, jogar a fralda no lixo e os resíduos sujos no vaso sanitário. O mesmo princípio deve ser adaptado para fezes de animais de estimação.