Os mirtilos são frutas saudáveis e deliciosas, com grandes benefícios para a saúde. São antioxidantes, previnem o envelhecimento, o câncer e muitas doenças do sistema cardiovascular. Além disso, ajudam a controlar o diabetes, a pressão arterial e o colesterol e são excelentes no combate a doenças do trato urinário.
Cultivar mirtilos em casa é muito fácil e mesmo que demore três anos para produzir os primeiros frutos, pode nos poupar muito dinheiro. Se não quiser esperar, pode começar com um arbusto que já está dando frutos. Ou comece pelas sementes e siga as instruções abaixo.
Primeiro você precisa escolher o vaso. Se você decidiu plantar sementes, precisará germiná-las em um pequeno recipiente (como uma jarra). Porém, se você optou por começar a partir de uma muda, será necessário usar um vaso maior.
Para uma planta jovem, um vaso com cerca de 20 litros é o ideal. Quando a planta estiver madura, ou seja, após o quarto ano, você precisará de um vaso de 60-75 litros.
No inverno, os vasos não oferecem às raízes a mesma proteção do frio que o solo. Por este motivo, recomenda-se isolá-los espalhando feno no solo.
As plantas de mirtilo gostam de solo ácido com pH baixo (entre 4,5 e 5) . Para tornar o solo ácido, você pode adicionar turfa, farelo de algodão ou um composto feito de casca e folhas de pinheiro.
Os mirtilos começam a dar frutos a partir dos três anos. A maioria das plantas de mirtilo são capazes de autopolinização, mas por segurança podemos plantar juntas duas plantas provenientes de culturas diferentes.
Os mirtilos precisam de muito sol. Regue com freqüência, mas eles não crescerão bem se o solo para vasos estiver constantemente úmido. Use solo leve e com boa drenagem.
O mirtilo é uma fruta muito versátil, ideal para preparações doces e saudáveis.