A maioria dos tipos de orquídeas Oncidium produzem dezenas de pequenas flores ao mesmo tempo, proporcionando-nos uma exibição magnífica que dura várias semanas. As flores podem ser amarelas, brancas, vermelhas, rosa, verdes ou marrons.
O formato dessas flores pode variar, mas todas têm uma característica comum: a pétala inferior é sempre perpendicular às pétalas laterais. O formato distinto da flor dá às orquídeas Oncidium seu nome comum, orquídeas bailarinas .
Variedade de orquídeas
Existem centenas de espécies de orquídeas, todas nativas de regiões tropicais e subtropicais, incluindo os Andes, as florestas tropicais da Jamaica e os vales dos rios tropicais do Brasil, Equador e Peru.
Se a umidade relativa cair abaixo de 50%, use uma brita ou umidificador para aumentar a umidade. Agrupar as plantas também ajuda a manter uma boa umidade ao seu redor. Você pode borrifar um pouco de água nas folhas todos os dias.
Como cultivar uma orquídea
As orquídeas Oncidium precisam de muita luz, mas não toleram sol direto. Caso não seja possível colocá-los perto de uma janela, utilize iluminação artificial, como lâmpadas fluorescentes.
Use tubos brancos quentes e fontes de luz branca fria sob holofotes. Coloque as orquídeas 20 centímetros sob a luz por 14 a 16 horas diariamente. Certifique-se de que ficam no escuro durante a noite, as plantas também precisam descansar.
Mantenha o solo para vasos de orquídeas ligeiramente úmido durante a estação de crescimento. Tenha cuidado para não beber muita água e lembre-se que as oncídias armazenam água em seus pseudobulbos, o que as torna mais tolerantes a solos secos do que a solos úmidos.
Regue menos em outras épocas do ano para permitir que o solo seque entre as regas.
Se quiser transplantar a orquídea, lembre-se que o melhor momento para fazer isso é logo após a floração. Isso permite que a planta produza lindas flores novas quando um solo mais rico em nutrientes estiver disponível.