O pepino é uma hortaliça utilizada na cozinha e pode ser facilmente cultivada na sua própria horta. Na verdade, trata-se de uma planta despretensiosa e cujo cultivo é bastante simples. Não são necessários solos e cuidados especiais, mas o ideal é que você precise de solo fértil e fertilizantes.
A planta do pepino cresce muito rapidamente e se desenvolve com a mesma rapidez. Deve-se colocá-lo em local ensolarado e se durar poderá fazer a primeira colheita já após cerca de 40 dias . Portanto, se o verão for longo, podem ser plantadas várias vezes durante a temporada.
Mas antes de escolher quais sementes semear, preste atenção na variedade de pepino que você escolher. Existem pepinos híbridos autógamos ou pepinos partenocárpicos. Ou mesmo autopolinizadas por abelhas, que dão mais frutos quando plantadas no solo do que em estufa. Mas nunca plante pepino sem esse ingrediente, que vemos a seguir.
Nunca plante pepinos sem ele – a colheita será muito maior
Para plantar pepino é preciso esperar que a temperatura suba. Se a temperatura estiver acima de 20°C durante o dia e acima de 15°C à noite, pode ser um bom momento. Na hora da semeadura o solo deve estar aquecido, no mínimo 18°C. Então você pode ir em frente e comprar a variedade que mais lhe convier.
O primeiro passo é germinar as sementes. Em seguida, pegue um recipiente e coloque nele o papel higiênico dobrado em 2 ou 3 camadas. Umedecemos o papel, mas não só com água. Na verdade, agora é necessário adicionar o ingrediente que você precisa usar antes de plantar pepinos, que é a glicose em pó.
A glicose em pó, usada em doces, pode ser encontrada em supermercados bem abastecidos ou online. É necessário diluir 0,5 gramas de glicose em 1 litro de água. A glicose ativa os processos de crescimento e dá às plantas energia para a germinação e o desenvolvimento .
Em seguida, adicione vitamina C para plantas à água junto com a glicose (também está disponível como ácido ascórbico). Aqui você precisa de menos, apenas 0,1 gramas. Em vez disso, serve para aumentar a imunidade e a resistência ao estresse. Em seguida, umedeça o papel higiênico e espalhe as sementes sobre o papel. Feche com uma tampa ou saco para criar um efeito estufa. Coloque em local aquecido e aguarde 4 dias.
Transição da semente para o solo
Assim que o tempo acabar, colete novamente a pequena estufa recém-criada e deverá haver brotos. Graças às vitaminas e à glicose, todos os brotos crescem e têm raízes fortes e desenvolvidas. Antes de plantá-los em vasos, é melhor esperar até que o caule atinja uma fase de crescimento de cerca de 5 centímetros .
Você pode então transferir os brotos um por um para vasos com terra . Adicione terra e faça um furo para colocar as raízes sem danificá-las. Lembre-se de não arrancar as raízes, mas sim colocá-las no chão com um pedaço de papel preso a elas.
Agora que os brotos estão no vaso e as raízes cobertas com terra, coloque algumas gotas do fertilizante usado anteriormente. Coloque-os em uma janela ensolarada e espere até que o caule tenha cerca de 0,5 cm de diâmetro e várias folhas.
Prepare o solo cavando um buraco de cerca de 20 centímetros e adicionando um pouco de cinza de madeira ao solo . Isto é rico em potássio, fósforo, cálcio, ferro e muito mais. Você só precisa de uma colher, que depois mistura com a terra. Polvilhe mais terra e adicione mais matéria orgânica. Então você pode plantar um pepino.
Retire o vaso cortando-o e cubra-o com terra até que esteja completamente coberto. Agora você pode começar a usar outros fertilizantes e escolher o que mais lhe agrada. Muitos são feitos com ingredientes naturais e têm um sabor muito bom. Espere um pouco e você verá quantos pepinos crescerão .