Todas as mudas precisam de cuidados especiais para crescerem saudáveis ao ar livre. Especialistas do setor destacam algumas soluções ideais para nunca ter nenhum tipo de problema nesse sentido. Aqui estão todos os detalhes.
Antes de serem colocadas em canteiro externo livre, todas as mudas precisam de preparo adequado . Mudas “mal preparadas”, aliás, podem ter uma vida muito difícil em campo aberto. Na pior das hipóteses, na verdade, eles morrerão rapidamente. Portanto, é necessário habituar, de certa forma, as mudas a todas as condições climáticas que possam existir durante as diversas estações.
Este é o principal conselho dos especialistas em jardinagem. É sempre colocado em prática pelos jardineiros e por quem trabalha nesta área. Um aspecto absolutamente a ter em conta e nunca a subestimar. Como mencionei, na verdade, o risco é ver as plantas morrerem e perder muito tempo e trabalho.
As mudas de hortaliças, portanto, devem ser preparadas adequadamente e de acordo com suas características e aquelas relacionadas aos fatores ambientais. Tudo terá que acontecer em um local “específico”. Só assim durarão permanentemente no jardim ou num campo mais aberto.
Você está curioso para saber como preparar melhor as mudas de hortaliças nas primeiras semanas de vida ? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o processo para nunca dar errado.
A melhor forma de preparar as mudas ao ar livre – esses são os aspectos que não devem ser subestimados.
Para acostumar as mudas a todas as condições climáticas variáveis de um jardim ou campo aberto, um procedimento preciso deve ser implementado . Se mal preparadas, as mudas podem não criar raízes da melhor forma e desenvolver-se muito menos rapidamente. Na pior das hipóteses, então, podem ficar doentes, menos exuberantes ou até morrer.
Para garantir uma longa vida útil às mudas, elas devem ser plantadas em casa de vegetação ou, em qualquer caso, em espaço bem definido. Na verdade, nos primeiros momentos de vida não devem ser colocados ao sol e em contato direto com os raios solares. A iluminação terá que estar presente, mas os raios correm o risco de queimar as mudas.
Portanto, é necessário criar um ambiente, por assim dizer, artificial . E isso pode acontecer, como referido, quer dentro de uma estufa, quer através da criação de situações ambientais particulares no nosso espaço exterior. Uma espécie de área protegida para melhor preparar as mudas para as futuras condições ambientais.
Na verdade, as plantas pequenas não estão acostumadas às condições ambientais de um campo aberto. Podem, portanto, queimar ou enfraquecer se não estiverem devidamente preparados para estas condições ou se tiverem de ser plantados ao ar livre imediatamente.
Vamos conhecer mais detalhes sobre como preparar todas as mudas de hortaliças com segurança e eficiência . Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.
Ótima preparação de mudas de hortaliças.
É essencial acostumar gradativamente as plantas às condições ambientais externas. Jardineiros em estufas acostumam as mudas a todas as condições climáticas possíveis . Referimo-nos, por exemplo, a ventos fortes ou fracos, mudanças bruscas de temperatura e presença ou ausência de iluminação.
Uma forma de fortalecer as mudas de hortaliças , acostumando-as imediatamente com o que terão que fazer no espaço aberto. Portanto, ao passarem de um local artificial para um natural, saberão como se defender de qualquer mudança climática repentina.
Dessa forma, portanto, crescerão sempre fortes e saudáveis e nunca terão problemas relacionados a mudanças de temperatura e condições. Este processo de fortalecimento deve ser realizado durante pelo menos 15-20 dias consecutivos . Só depois desse período, de fato, as mudas ficarão mais fortes e poderão ser plantadas na horta ou em campo aberto .
O rendimento será adequado e suas mudas de hortaliças crescerão sempre saudáveis. O processo de fortalecimento das mudas pode ser feito nos meses de primavera. Será aconselhável, de facto, não proceder a esta operação com temperaturas inferiores a 10 °. Na verdade, o efeito oposto poderia ser alcançado.
Aplicar o fertilizante certo nas mudas, então, como sempre, é fundamental. Eles precisam de nitrogênio, potássio, magnésio, ferro e muitas outras substâncias ideais para um crescimento perfeito.