O manjericão do supermercado seca assim que chega em casa: o motivo está aí e é bom agir imediatamente.
Não precisa se virar, o manjericão é o mais presente nos jardins, pomares e em casa. O seu aroma inebriante confere-lhe um toque extraordinário e a sua cor verde brilhante embeleza qualquer ambiente. Muitas vezes e de forma voluntária, a muda comprada no supermercado ao chegar em casa parece muito seca. O que acontece durante a viagem e por que seca? Os viveiristas explicam as causas desta mudança repentina.
Manjericão, que cuidados são necessários?
O manjericão é uma planta aromática que nunca falha nas cozinhas italianas, símbolo perfeito do Made in Italy no mundo. Ingrediente único de tradição culinária, com o seu toque de aroma e sabor que se estende a todos os tipos de pratos. Quando você compra uma muda no supermercado, aqui ela já está seca quando você chega em casa.
As plantas compradas no supermercado – dizem especialistas na área – são estudadas para durar pouco tempo. Uma estratégia de marketing que leva o consumidor a ter que comprar outro depois de muito pouco tempo. Os próprios viveiristas convidam os consumidores a comprarem plantas e flores de especialistas, porém aconselham alguns movimentos para a recuperação da muda.
Na verdade, o manjericão em si não requer cuidados específicos e é uma planta adequada mesmo para quem não tem um bom polegar verde. As causas que levam a uma mudança drástica não são atribuíveis ao consumidor, mas a uma série de fatores externos.
Planta de manjericão seco de supermercado: as causas
Quando o manjericão é comprado no supermercado, na maioria das vezes ele tende a secar no carro ou em casa. É provável que a planta tenha passado muitos dias em contato direto com luz artificial e com temperatura correta e controlada. A transição para luz natural e faixa de temperatura para a planta não é positiva, por isso ela tende a secar e em alguns casos morrer.
O conselho é fazê-la se recuperar do choque, tentando mantê-la em casa perto de uma janela. A planta deve ter tempo para se adaptar ao novo ambiente e temperatura.
Preste atenção também na irrigação, aliás o solo deve estar sempre hidratado . Também é possível que as mudas não tenham sido hidratadas adequadamente: uma vez em casa terá que dar água alternada, para reidratar mas não de uma vez.
O manjericão de supermercado também pode ser transplantado para outro vaso, mas é importante que o solo seja fértil e não compactado. Aí você escolhe um fertilizante à base de nitrogênio , melhor ainda se for líquido. A planta pode ser recuperada com pequenos e simples gestos, ideais para a sua readaptação.