Como reduzir a acidez do molho de tomate? Não é o bicarbonato de sódio que resolverá seus problemas. Saiba que existe outro que é capaz de deixar o seu tomate ainda mais doce.
Se você também procura uma solução natural para eliminar definitivamente a acidez do molho de tomate, continue lendo este artigo: não é o bicarbonato que vai salvar o seu molho.
Tomate e acidez: como resolver o problema
Certamente não podemos negar que o tomate é um ingrediente extraordinário para usar na culinária. Versátil, barato e saboroso , presta-se muito à criação de inúmeras receitas.
Porém, há um pequeno problema que surge sempre quando fazemos, por exemplo, molhos ou molhos: a acidez que por vezes acaba por estragar o sabor dos nossos pratos. O tomate é uma fruta muito ácida que, no entanto, pode ficar ainda mais ácida, principalmente se for mal cozinhada ou se não estiver madura no ponto certo .
Por que os tomates podem adquirir esse sabor amargo? Nós lhe diremos imediatamente. Pertencente à família dos citrinos , é em si um vegetal bastante ácido e a acidez que o distingue depende da elevada presença de ácido cítrico , que é o mesmo que encontramos por exemplo na toranja, na laranja ou no limão .
O ácido cítrico é justamente o principal responsável pelo sabor azedo que nosso molho de tomate pode adquirir. Se você está se perguntando como é possível eliminar a acidez do molho de tomate , nós te diremos imediatamente e diremos agora mesmo: não estamos falando de bicarbonato de sódio , mas de outro ingrediente que vai salvar seus pratos.
O ingrediente perfeito para tirar a acidez do molho de tomate
Se você leu até aqui é porque também está curioso para saber qual é o ingrediente perfeito para eliminar a acidez do molho de tomate. E não, já te avisamos, não estamos falando de bicarbonato de sódio.
É verdade que este ingrediente super versátil é perfeito para adoçar o tomate, pois é de natureza alcalina e tem pH superior a 7 . Na verdade, o bicarbonato neutraliza a acidez do molho de tomate desde que seja usada apenas uma pitada, caso contrário, se usado em excesso, acabará alterando negativamente o sabor do molho .
Basta adicionar a ponta de uma colher de chá para cada 250 ml de tomate e deixar o molho cozinhar pelo tempo necessário. Porém, se você está procurando um ingrediente ainda melhor do que o bicarbonato de sódio para reduzir permanentemente a acidez do molho de tomate sem afetar seu sabor delicioso, você precisará usar açúcar .
Pois sim, este tempero é perfeito para fazer um molho de tomate com um sabor extraordinário. O açúcar atua como o bicarbonato de sódio e por isso neutraliza a acidez derivada do ácido cítrico , conferindo ao tomate um sabor mais sutil e equilibrado.
Quanto necessita? Você só precisará adicionar uma colher de chá de açúcar por xícara de tomate . Experimente este truque e verá que os seus pratos ficarão realmente saborosos: pode esquecer as notas ácidas do tomate! O molho que você fizer ficará muito delicioso.
Outros truques super úteis
Você sabia que também existem outros truques para diminuir a acidez do tomate? Talvez ninguém nunca tenha te contado isso, mas o azeite também pode te ajudar na cozinha . Como bem sabem, o óleo é um ingrediente gorduroso que, combinado com o tomate, vai adoçá -lo reduzindo as notas ácidas do ácido cítrico e por isso, ao prová-lo, o molho terá adquirido um sabor adocicado mas não muito.
Se quiser usar o truque do azeite, basta adicionar duas colheres de sopa em cada xícara de molho de tomate . Você sabia que também existem tomates que possuem menos ácido cítrico que outros? Estamos falando da variedade cereja .
Estes últimos são menos ácidos e apresentam sabor mais doce e fresco . Se for fazer um molho com essa variedade, pode, por exemplo, evitar adicionar açúcar ou bicarbonato para neutralizar a acidez.
Acompanhe também outras dicas para fazer um delicioso molho de tomate. Por exemplo, certifique-se de comprar sempre tomates muito maduros e cozinhá-los na perfeição, porque os tomates verdes ou mal cozidos contribuem para o toque azedo que às vezes torna o seu molho intragável.