Nos últimos dez dias do mês de junho, reaparecem tradições antigas , todas a serem experimentadas pela sua simplicidade e “magia”.
Estamos a falar da barca de São Pedro e da água e do óleo de São João, tradições que vêm do passado e que misturam o sagrado e o profano.
Você não os conhece? Então vamos conhecer juntos essas tradições juninas e, porque não, vamos experimentá-las para nos divertir!
O que você vai descobrir?
Barco de São Pedro
A primeira tradição que queremos contar é a do barco (ou veleiro) de São Pedro , assim chamado porque é preparado na noite de 28 de junho (dia em que se celebram os santos Pedro e Paulo), e depois continua na noite entre 28 e 29 de junho .
Para experimentar esta tradição, portanto, você terá que pegar uma jarra ou jarra de vidro , colocar água nela e depois adicionar delicadamente uma clara de ovo para que ela deslize lentamente para o fundo da jarra.
Neste momento, deixe a jarra na varanda, no parapeito da janela ou no relvado do jardim (em suma, ao ar livre) durante a noite para que possa absorver o orvalho. No dia seguinte, você notará que o albúmen terá cristalizado e formado uma espécie de barco ou veleiro na água. Embora existam razões científicas para isso acontecer, diz a lenda que é devido ao sopro de São Pedro na jarra.
Esta tradição deriva do mundo camponês que se propunha interpretar as diferentes formas do veleiro: se as velas estivessem abertas teria havido uma boa colheita, caso contrário, falava-se de mau presságio .
Água de São João
Outra tradição muito popular nos últimos dez dias de julho é a da água de San Giovanni, considerada uma água “perfumada e mágica” capaz de trazer sorte, amor e saúde.
Assim chamado porque é preparado na noite de San Giovanni, ou entre 23 e 24 de junho, simboliza o renascimento, por isso é tradicionalmente considerado uma forma de afastar o azar e os acontecimentos ruins.
Para prepará-lo você terá que ir em busca de flores ou ervas silvestres como hipericum, hortelã, pétalas de rosa, alecrim, lavanda e assim por diante, durante o dia 23 de junho e enxaguar essas flores para retirar toda a sujeira.
Oh, eu esqueci! Se você gostou dessas Dicas Naturais posso enviar para você todos os dias diretamente no WHATSAPP! Entre em contato comigo aqui e salve meu número em sua agenda! Eu estou esperando você!
Depois, ao pôr do sol, deverá mergulhar o ramo de flores e ervas recolhido numa bacia com água e depois colocá-lo na varanda durante toda a noite para que possa recolher o orvalho. Aliás, reza a lenda que nesta noite especial o sol e a lua se unem e formam o orvalho, que se torna assim o ingrediente chave para a preparação desta água.
No dia seguinte, basta acordar e usar essa água para lavar o rosto e as mãos . A água não só ficará muito perfumada e dará um toque de frescura à sua pele , mas (segundo a tradição) também estará acompanhado de sorte!
NB Adicione flores, folhas e ervas medicinais que encontrar por aí, à água de San Giovanni, mas verifique se não fazem mal.
Óleo de São João
Por fim, vemos a última tradição: o óleo de São João , também chamado de oleólito de erva de São João e conhecido por suas propriedades cicatrizantes, anti-sépticas, emolientes e antiinflamatórias na pele.
Para preparar este óleo, você deverá coletar as flores de hypericum a partir de 24 de junho , dia em que ocorre a festa de San Giovanni. Reconhecer estas flores será simples, pois adquirem uma cor amarela muito intensa e depois de esfregadas tendem a libertar uma substância vermelha !
Então, pegue as pontas floridas dessas flores de hypericum frescas e recém-colhidas e coloque-as em um frasco sem enchê-lo. Depois disso, despeje o azeite virgem extra deixando cerca de 7 centímetros de “espaço” e deixe tudo descansar ao sol por cerca de um mês para que possa macerar.
Depois do mês, você notará que o óleo terá adquirido a clássica cor vermelha ou laranja ; neste ponto, filtre e mantenha longe da luz solar em um recipiente de vidro escuro com fecho hermético. Você terá um óleo DIY com múltiplas propriedades cosméticas!
Na verdade, este produto é considerado desde a antiguidade um remédio natural para o cuidado da pele, pois possui propriedades cicatrizantes, calmantes e desinfetantes. Além disso, é uma dádiva de Deus para queimaduras solares e queimaduras.
NB Antes de usar o óleo de erva de São João, consulte o seu médico, farmacêutico ou fitoterapeuta de confiança para evitar alergias, intolerâncias ou efeitos colaterais.
Avisos
Lembre-se, porém, de não beber a água de San Giovanni, mas de lavar apenas o rosto. Mesmo que as flores e plantas coletadas sejam comestíveis, na verdade, tomá-las pode causar problemas ou aborrecimentos. Além disso, certifique-se sempre de não colher flores prejudiciais.
Créditos das fotos:
As imagens neste artigo são propriedade da Meraki srls