A árvore do mel, uma das melhores árvores do mel

árvore de mel - tetradium daniellii

Esta pequena árvore de folhagem caduca oferece, na primavera e no verão, uma profusão de flores ricas em pólen e néctar.

Resumindo, o que você precisa saber 

Nome latino  : Tetradium daniellii
Família  : Rutaceae
Tipo  : Árvore

Altura  : 6 a 10 m
Exposição  : Sol ou sombra parcial
Solo  : Todos os tipos de solo drenado

Folhagem : Floração  drenada : de maio a junho a agosto

Esta árvore melífera é uma das melhores árvores melíferas para restaurar ou manter a biodiversidade no seu jardim.

Para mais  :

Plantando Tetradium daniellii

árvore de mel

O plantio da árvore do mel geralmente é feito no outono , mas pode continuar até a primavera, em um período sem geadas.

  • Muito acolhedor, adapta-se tão bem a situações de sol como à sombra parcial mas ao abrigo do vento .
  • Por outro lado, o solo deve estar perfeitamente drenado porque a árvore melífera claramente teme o excesso de umidade.
  • Mas tolera facilmente a seca. O solo deve, portanto, ser leve e profundo, bastante fértil e neutro ao calcário.

É necessário dar-lhe um pouco de espaço porque pode atingir 5 a 6 m de envergadura. É por isso que um plantio isolado em um gramado é perfeito. Perto da casa para apreciar o perfume das suas flores.

Também pode integrar uma sebe rural ou ser utilizada em faixa arborizada ou em fileira, principalmente na cidade.

Como manter a árvore do mel?

árvore de mel (tetradium daniellii)

Relativamente robusta, esta árvore melífera não necessita de muita manutenção.

  • Proteja as plantas jovens do frio no inverno com uma cobertura de inverno e uma cobertura espessa de inverno . Sua folhagem também é sensível às geadas durante a abertura dos botões em março.
  • Regar no verão 4 a 5 anos após o plantio
  • Remova galhos mortos em fevereiro e março. Este tamanho opcional também ajuda a equilibrar a coroa.

Propagando a árvore do mel 

A propagação é feita semeando sementes no solo no outono . Também é possível retirar mudas de hastes de trado no final do verão. Qualquer que seja o método de propagação, a floração só ocorrerá após 5 anos!

Doenças e pragas 

Nenhuma doença conhecida, mas caracóis e lesmas podem devorar os rebentos jovens.

Saiba mais sobre a árvore do mel

De origem asiática, a árvore do mel ( Tetradium daniellii syn. Euodia daniellii ), também chamada de árvore das cem mil flores, anuncia imediatamente a cor!

Precisamente nativa da China e da Coreia, a árvore do mel é uma árvore esguia e de crescimento rápido . Beneficia de uma coroa extensa que aponta para o céu. Naturalmente, cresce em florestas caducifólias em regiões temperadas, até grandes altitudes. Basta dizer que é resistente (até –25°C), mas também adaptado à poluição atmosférica e resistente à seca.

árvore de mel (tetradium daniellii)

Multiplica também as qualidades estéticas  : tronco reto e liso que vai do cinza prateado ao marrom, ramos jovens tomentosos, folhagem caducifólia, composta por 7 a 9 folíolos, com margens onduladas. As folhas, com 15 a 45 cm de comprimento, são de um verde profundo, brilhantes na parte superior e pubescentes na parte inferior. Eles ficam amarelos na primavera.

Mas é certamente a sua floração que lhe confere o encanto desde o final da primavera até à segunda metade do verão. Grandes inflorescências de corimbos , compostas por pequenas flores brancas cremosas, eclodem para deleite de abelhas, borboletas e outros insetos forrageadores e polinizadores. Muito perfumados, também são muito produtores de mel e néctar .

Os cachos de flores que ficam verdes framboesa são seguidos por frutos verdes roxos e depois verdes acinzentados que permanecem na árvore durante todo o outono. São uma delícia para os pássaros do jardim .