A aveleira, planta florestal com frutos suculentos

avelã e avelã

Árvore frutífera em grandes jardins, a aveleira permite colher excelentes frutos secos. Mas não só!

Às vezes, as trufas são encontradas muito perto dele.

Leia também:

Uma espécie selvagem muito antiga

A aveleira seria uma das raras espécies vegetais da época secundária que nos chegou. Esta espécie povoa, portanto, as florestas temperadas do hemisfério norte há mais de 70 milhões de anos.

Associada a várias superstições, a madeira de aveleira é usada por radiestesistas e também por garimpeiros. Os druidas o usavam para seus encantamentos. Diz-se até que as bruxas o usam para fazer vassouras!

Hoje, a aveleira existe em múltiplas formas, como árvores ou arbustos.

Hazel: a tradicional aliada das sebes

avelã

Muito fácil de cultivar, a aveleira cresce até 1.500 m acima do nível do mar. É mais frequentemente usado para criar uma cerca viva ou um bosque. Precisa ser plantada em solo fresco e leve, em local ensolarado, mas protegido do vento. Deixe aproximadamente 4 metros entre cada planta. Os indivíduos terão assim todo o espaço de que necessitam para se desenvolverem.

As avelãs são colhidas no outono. São armazenados com casca em local seco e ventilado. Porém, tenha cuidado, a avelã é conhecida por ser alergênica.

A esperança de encontrar cogumelos preciosos

A sua riqueza em ómega 3, vitamina E e fibras fazem das avelãs um saboroso presente da natureza. Mas as oleaginosas não são a única. No seu estado natural, a aveleira vive em simbiose com a trufa. Aconchegantemente escondido entre as raízes, o cogumelo floresce sob certas condições.

As chamadas plantas micorrízicas estão disponíveis no mercado. O que significa que o micélio do cogumelo foi inoculado nas raízes. Resta apenas começar a cultivar trufas.

Ficha técnica Hazelwood

avelã

Nome latino  : Corylus
Família  : Betulaceae (subfamília Coryloideae)
Origem  : Europa

Tipo  : Árvore ou arbusto
Dimensões  : De 2,50 a 15 m.
Plantio  : Recipientes em todas as estações, raízes nuas de outubro a março

Floração  : Fevereiro-Março
Colheita  : Setembro-Outubro
Exposição  : Sol a sombra parcial
Solo  : sempre fresco, flexível, mesmo pedregoso, arenoso