A carne descongelada pode ser recongelada?

Essa é uma situação comum que pode acontecer com todos nós: tiramos carne congelada para comer durante a refeição, mas por um motivo ou outro acabamos não cozinhando. Então, devemos jogá-lo fora ou podemos congelá-lo novamente para comer mais tarde?

Como todos sabemos, congelar alimentos é um sistema eficaz para inibir o crescimento de microrganismos, para que possam ser conservados em boas condições durante semanas ou até meses. E isso, sem afetar as propriedades organolépticas, ou seja, o sabor, o aroma ou a textura dos alimentos. Na verdade, a maioria dos patógenos não consegue se multiplicar abaixo de 4°C.

Às vezes, certas circunstâncias do nosso cotidiano agitado atrasam o preparo de alimentos frescos do congelador. Um trabalho demasiado exigente, uma visita inesperada de um velho amigo, um jantar improvisado… Nesse caso, o que fazer com a sua carne descongelada? Obviamente, a solução mais fácil seria colocá-lo novamente no freezer para congelá-lo novamente. Só que, e muitas pessoas já sabem disso, recongelar alimentos descongelados é um erro. Na verdade, existem dois riscos: a carga microbiana aumenta e os nutrientes são perdidos. Quando os alimentos são congelados, o crescimento bacteriano diminui, mas os microrganismos multiplicam-se novamente quando os alimentos são descongelados.

Você descongelou mais carne do que o necessário? Vamos descobrir juntos se recongelar é uma boa ideia ou se, pelo contrário, é perigoso para a saúde.

A carne descongelada pode ser recongelada?

congelar carne
logotipo do Pinterest

Carne congelada – Fonte: spm

A resposta a esta pergunta é dada por Lyudmila Minaeva, pesquisadora de laboratório analítico e de biossegurança.

Segundo ela, a carne crua é um ambiente muito propício para a formação de microrganismos que não morrem durante o processo de congelamento, mas simplesmente entram em estado de hibernação. Durante o processo de descongelamento, eles ficam ativos e sua reprodução acelera repentinamente. Começam as mudanças bioquímicas e a carne estraga. Começa a apodrecer: as reações oxidativas são aceleradas e a quantidade de vitaminas A e D solúveis em gordura é reduzida.

Congelar e   descongelar   a carne várias vezes pode aumentar essas alterações bioquímicas. Com a perda do suco da carne, o teor de vitaminas solúveis (B1, B2, B12) diminui. Tudo isso reduz sensivelmente o valor nutricional do produto, o que leva a alterações indesejáveis ​​​​no sabor.

É por isso que os regulamentos técnicos relativos aos produtos alimentares indicam que a carne destinada à alimentação não pode ser recongelada. Idealmente, se você descongelou a carne, é melhor cozinhá-la imediatamente.

O que acontece se você comer carne recongelada?

carne
logotipo do Pinterest

Carne – Fonte: spm

Portanto, é melhor estar atento aos riscos: ao consumir   carne recongelada  , você pode contrair uma infecção bacteriana ou uma infecção tóxica com repercussões no sistema gastrointestinal.

O que acontece se você congelar novamente a carne descongelada?

carne descongelada
logotipo do Pinterest

Carne descongelada – Fonte: spm

As bactérias se acumulam e começam a se multiplicar quando os alimentos são descongelados. Mas se você congelá-los novamente, os micróbios aumentam ainda mais. Tudo isso se torna muito perigoso para a saúde. Mesmo cozidos, esses alimentos recongelados podem liberar toxinas que resistem a temperaturas mais altas.

O que acontece se você comer alimentos congelados duas vezes?

Os alimentos descongelados só podem ser recongelados se tiverem sido previamente cozinhados. É fundamental evitar colocar um produto descongelado no   congelador   sem antes cozinhá-lo. Na verdade, existe um grande risco de que, em cada fase do congelamento e descongelamento, a carga microbiana presente nos alimentos aumente enormemente.