O abacate é um vegetal de alto valor nutritivo, muito rico em vitaminas e excelente no combate a doenças cardiovasculares. Pertence à mesma família do louro (Lauracee), tem formato ovóide, quase esférico e suas dimensões podem variar entre 5 e 20 centímetros de comprimento.
Contém carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas A, C, D, B6 e E, minerais, fibras e água. 100 gramas de abacate contêm cerca de 2 gramas de ácidos graxos saturados, 8,9 gramas de ácidos graxos monoinsaturados e 1,7 gramas de ácidos graxos poliinsaturados. É uma excelente fonte de manganês, micronutriente essencial para o correto funcionamento do cérebro e do metabolismo de carboidratos, além de magnésio, que contribui para o metabolismo de lipídios, proteínas e cálcio.
O abacate contém cerca de 11 vitaminas e 14 minerais , ácidos e aminoácidos, o que o torna particularmente útil para a nossa saúde. Contém luteína, que proporciona excelente proteção aos olhos contra a catarata e a degeneração macular, principal causa de cegueira na velhice.
O alto teor de vitamina E faz do abacate um excelente alimento para pessoas em idade avançada, pois pode retardar o processo de envelhecimento e proteger-nos de doenças cardíacas e câncer. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol e a proteger as artérias.
O abacate contém grande quantidade de gorduras, a maioria delas monoinsaturadas, o que o torna um excelente meio de promover a saúde do coração . Devido ao seu alto valor nutricional e riqueza proteica, o abacate pode substituir a carne.
As folhas de abacate, quando preparadas em infusão, são úteis para reduzir os níveis de colesterol e aliviar dores de cabeça, problemas respiratórios e cólicas menstruais. O abacate é recomendado para diabéticos porque não contém farinha e não é uma fonte significativa de açúcar.