A grama é cortada durante o dia ou à noite? ninguém sabia, aqui está a verdade

Cortar a grama não é apenas uma questão de estética, mas representa um verdadeiro  estímulo para a planta,  para ter novos brotos e engrossar as lâminas foliares já presentes.

Este é um processo crítico para  a saúde da grama,  porque a grama deixada muito alta tende a ficar cada vez mais fina.

Quando você tem que cortar a grama

Em geral, recomenda-se cortar a grama uma vez por semana no período  de março a outubro  . A fase de pico de crescimento ocorre de  maio a junho  , e a grama também pode ser cortada diversas vezes. A frequência de corte depende do tipo de grama e semente. As gramíneas funcionais ou ornamentais devem ser cortadas com mais frequência e dependendo da variedade, idade e qualidade da semente.



Em temperaturas moderadas, a grama pode ser cortada a qualquer hora do dia  . Se estiver muito quente ou muito seco, a operação deve ser realizada no período da tarde, pois o corte com radiação solar máxima causaria maior estresse na grama. Depois de cortar a relva sob calor excessivo, o solo corre o sério risco de secar e as delicadas folhas de relva podem queimar.

No entanto, muitos especialistas  preferem cortar a grama no final da manhã,  após a evaporação do orvalho.



Outros, porém, preferem  cortar à tarde,  quando a grama já esgotou toda a energia do dia  Segundo alguns especialistas,  cortar a grama durante o dia faria com que a ferida demorasse mais para cicatrizar após o corte.

A altura de corte da grama.

As gramíneas funcionais são geralmente mantidas com cerca de 4-5 cm de altura, enquanto a grama sombreada tem cerca de 6 cm de altura. Evite cortar muito fundo  , pois o corte atrasará o novo crescimento. A regra básica é sempre cortar as hastes até um terço de sua altura real. É sempre melhor restaurar gradualmente o comprimento ideal da relva, deixando passar alguns dias entre cada corte.

Durante o inverno e o verão, porém, recomenda-se  aumentar o corte em 20/30%  para que a planta tenha mais folhagem para neutralizar o estresse térmico e a baixa atividade fotossintética.

O que fazemos depois do corte?

Mesmo que o corte seja essencial para a saúde da grama e das plantas, o fato é que  prejudica  as estruturas das plantas. A planta necessitará de muita energia e nutrientes para  curar as células danificadas  , por isso devemos   evitar tratamentos químicos nas horas seguintes. Deixamos as folhas curarem antes de cada intervenção. Os tratamentos de fertilização e estimulação podem esperar alguns dias.