
Para diminuir o estresse e fugir da rotina urbana costumamos optar por viagens ou roteiros relaxantes, mas são soluções de curto prazo. E, em vez disso, o polegar verde é o que todos nós precisamos : fácil, terapêutico e que praticamos diretamente em casa. Não precisamos de um grande terreno, apenas de uma pequena varanda e de muita vontade de nos envolvermos com um novo hobby . Muitos promovem os efeitos benéficos da jardinagem, até mesmo da ciência . Vários estudos levaram a algumas descobertas interessantes, vamos ver quais.
Você também pode estar interessado em -> “Jardinagem, 2021 o ano do “polegar verde”. Dados sobre os produtos mais comprados”
Jardinagem terapêutica, uma panacéia para a mente e o corpo
Plantando no jardim (Pixabay)
Plantio (Pixabay)
A jardinagem pode ser nossa maior aliada, tanto para a mente quanto para o corpo. Vários estudos afirmam como estar ao ar livre e dedicar-se a atividades maravilhosas e criativas , como a jardinagem, tem diversos efeitos benéficos para o nosso corpo. Os anglo-saxões chamam isso de ” Terapia de Jardim ” , uma terapia também útil no tratamento da depressão. Na Grã-Bretanha, por exemplo, o sistema de saúde recomendou que os médicos prescrevessem a “cura da jardinagem” aos pacientes.
Na verdade, parece que dedicar-nos ao cuidado das plantas ou dos jardins, cultivar e ver uma planta crescer graças à nossa contribuição e empenho, ajuda a combater os pensamentos negativos . Isso nos dá prazer interno, devido à liberação de endorfinas. Por isso, a jardinagem como terapia também é utilizada em algumas prisões: exige comprometimento, concentração, memória; operações que envolvem o corpo e a mente, ajudando assim a distrair-se.
Cuidar das plantas criando um ambiente fascinante e variado ajuda você a se sentir capaz e competente, promovendo a sua autoestima e, porque não, também aumenta o estilo e o glamour dentro das paredes da sua casa. Também nos ajuda na atividade física, aliás, praticar jardinagem por apenas 30 a 45 minutos permite queimar até 300 calorias, beneficiando ao mesmo tempo do contacto com a natureza e ao ar livre.
Jardinar envolve ajoelhar-se, dobrar as costas, usar força nos braços, mãos, pernas e articulações, mas sempre com a devida atenção, é preciso ouvir o seu corpo. Portanto, os movimentos que realizamos com a atividade do polegar verde também são úteis para o nosso corpo e para o nosso organismo : diminuir a pressão arterial e reduzir o colesterol, por exemplo, contribuem para melhorar distúrbios cardíacos e dos vasos sanguíneos.
A ciência analisa os benefícios da jardinagem: pesquisa
Você também pode estar interessado em -> “É possível cultivar vegetais em casa. Nasce o sistema de jardinagem inteligente”
Os benefícios da jardinagem, graças aos quais reduz o stress, foram avaliados pela Universidade de Wageningen, na Holanda, através de pesquisas . 30 jardineiros, divididos em dois grupos, foram submetidos a um trabalho estressante e para se recarregarem, um grupo foi convidado a ler e o outro a praticar jardinagem. Em ambas as atividades houve diminuição do cortisol, mais ainda naqueles que se dedicaram ao cuidado das plantas, cujo humor foi positivo durante todo o período das atividades.
A jardinagem terapêutica é, portanto, uma janela aberta para a nossa mente que negligencia benefícios e aspectos positivos para o nosso humor, o nosso corpo e a nossa mente. Então só falta nos distrairmos, calçarmos luvas e nos dedicarmos a cuidar das plantas e das flores, cuidando assim de nós também !