Muitas vezes pensamos que com bicarbonato de sódio podemos limpar muito bem qualquer coisa. Porém, especialistas em limpeza afirmam que para tudo existe um produto próprio, caso contrário corre-se o risco de estragar alguma coisa. Aqui está a lista de coisas que não devem ser limpas com bicarbonato de sódio.
BICARBONATO DE SÓDIO, EXCELENTE PARA LIMPAR A CASA
Às vezes, além de gastarmos muito dinheiro com produtos de limpeza doméstica, nem ficamos satisfeitos com o que nos ofereceram. Na verdade, é sabido que não existe remédio melhor do que o bicarbonato de sódio que, além de ser um produto natural, também é excelente para limpeza. É por isso que todas as casas nunca deveriam acabar.
Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio – Nanopress.it
Explicamos-lhe os motivos e são principalmente dois: é um produto natural e económico. Ao utilizá-lo você também evitará o desperdício excessivo e o uso de produtos industriais e químicos. No entanto, existe a crença de que pode ser usado para qualquer coisa, superfície ou objeto. Na realidade, este não é realmente o caso.
A limpeza é o melhor uso para o bicarbonato de sódio, mas tem inúmeros outros usos e a maioria das pessoas fica satisfeita com o resultado final. Nós o conhecemos como bicarbonato de sódio, mas nada mais é do que o sal de sódio do ácido carbônico. Estamos falando também de uma substância presente na natureza e, portanto, não prejudicial.
Porém, muitos não sabem que seu uso é variado, mas que não deve ser usado para tudo. Vamos ver juntos quais superfícies não devem ser limpas com bicarbonato de sódio.
Superfícies que não devem ser limpas com este produto
As duas primeiras superfícies que devem ser evitadas com bicarbonato são a pedra e o mármore. O bicarbonato de sódio é um produto abrasivo e seu uso pode riscar pedras, mármores, pedras naturais e granitos. Além disso, pode penetrar na própria superfície e alterar sua cor.
Bicarbonato
Bicarbonato – Nanopress.it
Se você decidir limpar esta superfície, existem no mercado produtos formulados especificamente para tais superfícies. Outro método, bem mais barato e natural, é usar um pano umedecido em água. O mesmo vale para a madeira, mais uma vez porque o bicarbonato de sódio é abrasivo, especialmente se usado com um pano áspero ou escova.
O aço inox também não deve ser limpo com bicarbonato de sódio por ser um material fácil de limpar e resistente, mas que deixa manchas e marcas por toda a superfície. Neste caso será necessário utilizar água e vinagre ou produtos específicos.
Outras superfícies que não devem ser limpas com bicarbonato de sódio
Mesmo itens de ouro não devem ser tratados com bicarbonato de sódio, pois o material enfraquece e fica danificado. Para esses itens, é melhor usar um pouco de água com sabão. Você pode colocar o sabonete em uma bacia e mergulhar os objetos nela, deixar tudo agir e enxaguar, tendo a cortesia de secá-los bem.
O alumínio também é danificado pelo bicarbonato e neste caso encontraremos manchas pretas ou mais escuras na superfície. Portanto, é melhor evitar utilizá-lo para limpar panelas, utensílios de alumínio e panelas. Para limpar você pode usar outros remédios naturais, como o sabonete de Marselha.
Para que é usado o bicarbonato de sódio? Este produto natural é muito apreciado pelos entusiastas da limpeza porque tem múltiplas funções como eliminar maus odores, limpar o forno, limpar o chão de forma completa e eficaz, limpar colchões, cortinas, tapetes e sofás, lavar na máquina de lavar e afaste animais irritantes, como formigas e mosquitos.
Mas não só. Também é um ótimo produto para limpeza de canos e ralos. Resumindo, a sua função é muito variada e vasta, mas é preciso ter cuidado porque não funciona com tudo. Na verdade, você corre o risco de danificar os materiais que está limpando.