Tem um odor pungente, polui e também é corrosivo. A água sanitária, que é usada em todas as casas para lavar roupas sem manchas e para desinfetar superfícies, certamente não é um produto ecologicamente correto, mas pode ser substituída por ingredientes mais naturais.
“Remova manchas profundas na parte interna da pulseira . ” Foi a famosa afirmação dos anúncios de um conhecido alvejante na década de oitenta. Aquela garrafa de água sanitária de 5 litros que saiu de repente da bolsa de uma avó perfeitamente engomada e de camisa branca parecia ser a panacéia para todos os males; Mais importante ainda, garantiu roupas impecáveis (sem protuberâncias indesejadas).
O que é alvejante?
A lixívia é uma solução com um odor particularmente pungente, cujo principal componente (5%) é um composto químico conhecido como hipoclorito de sódio. É justamente o poder oxidante desse composto que torna o alvejante ideal para diversos usos: desde o branqueamento de roupas mesmo em baixas temperaturas até a desinfecção de pisos e vasos sanitários. Porém, é sempre recomendável manusear a água sanitária com cuidados especiais, protegendo-se com luvas de borracha: isso porque é um produto químico para todos os fins, tem um poder corrosivo significativo e não é de estranhar que provoque contaminação .
Alternativas ao alvejante
É por isso que você pode querer substituir o alvejante por uma alternativa . Vamos ver o que eles são.
Alvejante suave
Ao contrário do alvejante tradicional, o alvejante delicado contém 7% de peróxido de hidrogênio (em 26 volumes) e você pode usá-lo para remover manchas difíceis e higienizar suas roupas. Além disso, se a sua máquina de lavar emite maus odores, você pode usar um alvejante suave para eliminá-los.
Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio na concentração de cerca de 7% (26 volumes) é um excelente produto se utilizado para clareamento e desinfecção. Você pode usar em casa, mas é preciso ter cuidado: antes de mais nada, não deve ser confundido com a água oxigenada normal que você tem em casa e que usa, por exemplo, em feridas. Na verdade, aquele tem uma concentração muito menor. Lembre-se que quanto maior a concentração, mais perigoso é o peróxido de hidrogênio (é proibido comprá-lo para uso doméstico a partir de 40 volumes). Portanto, manuseie-o com cuidado e muita atenção.
percarbonato de sódio
Você pode usá-lo especialmente para lavar roupas, para branquear as peças mais difíceis de limpar ou para pré-tratar e higienizar. Excelente também para a higiene de carpetes junto com Terre de Sommiers. Por outro lado, não é adequado para a lavagem de pavimentos porque combinado com a água quente perde todo o seu componente de oxigénio e, portanto, deixa de ter utilidade.