
Todo banheiro , infelizmente, acumula umidade : isso é fato.
Isto ocorre devido ao calor e ao vapor que levam à formação de condensação .
Isso tende a grudar nas paredes e nos azulejos do banheiro.
Portanto, tudo o que precisamos evitar é que essa condensação a longo prazo forme mofo , o que não só é feio de se ver, mas também prejudicial ao nosso corpo.
Portanto, é importante reduzir os níveis elevados de umidade no banheiro para evitar o aparecimento de mofo ou retardar o seu crescimento, caso já esteja presente.
Manter seu banheiro livre de mofo é possível se você seguir estas dicas e truques simples para reduzir a umidade e manter seu banheiro limpo, seguro e saudável!
Vamos vê-los juntos!
Ventiladores e aspiradores
A primeira coisa que você deve ter em todos os banheiros da sua casa é um ventilador ou exaustor.
Na verdade, extratores e ventiladores permitem eliminar o vapor gerado e, assim, diminuir o nível de umidade.
Portanto, basta ligá-los quando for gerado mais vapor no ambiente, como durante o banho.
Além disso, para evitar que a umidade residual danifique as paredes e o teto criando mofo, deve-se deixar agir por pelo menos meia hora após o banho.
Resumindo… exaustores e ventiladores são a primeira linha de defesa contra mofo !
Limpeza diária
O que é realmente importante para manter a umidade e o mofo longe do banheiro é limpar os azulejos e os utensílios todos os dias .
A limpeza dos azulejos juntamente com a limpeza das placas no interior da cabine de duche evita a formação de bolores.
Portanto, mesmo que a limpeza falte por alguns dias devido a diversas tarefas, recomendamos que você limpe seu banheiro diariamente .
De volta ao vento
Além da limpeza diária do seu banheiro, é muito útil, mesmo que pareça chato, usar um rodo de vidro após a limpeza.
Os limpadores de vidro, na verdade, servem para eliminar a umidade e assim tornar o clima do seu banheiro mais seco.
Portanto, basta deslizar a espátula pelas paredes da banheira ou chuveiro imediatamente após lavá-los ou tomar banho para reduzir bastante a umidade e evitar mofo.
Oferta
Como bem sabemos, o sal revela-se um aliado muito eficaz contra a humidade. Na verdade, o sal de cozinha pode ser usado como desumidificador natural.
Basta colocar o sal-gema em um copo e colocá-lo em um canto do banheiro para absorver todo o excesso de umidade!
Cuidado com as perdas
O mofo do banheiro não vem apenas da água do chuveiro ou da banheira. Na verdade, até mesmo vazamentos em tubulações podem causar acúmulo de umidade e formação de mofo.
Portanto, se notar algum vazamento, entre em contato imediatamente com um encanador para consertá-lo antes que o mofo se instale em seu banheiro e comece a crescer cada vez mais.
Prevenir é sempre melhor do que remediar !
Lave tapetes e toalhas regularmente
O tapete de banho e as toalhas são ambientes ideais para o crescimento de mofo, principalmente se você deixá-los sujos por longos períodos de tempo.
Portanto, uma forma de combater o mofo pode ser lavá-los regularmente, pelo menos uma vez por semana. Seu banheiro ficará imediatamente mais limpo e saudável !
Plantas
Outro remédio natural e eficaz para prevenir a umidade e o mofo são as plantas.
Nem todas as plantas, entretanto, têm o mesmo efeito. As plantas mais eficientes no combate ao excesso de umidade, aliás, parecem ser as tropicais .
Limpeza e cuidados com o chuveiro
Secar esponjas, mamadeiras e escovas no banheiro quando não estiverem em uso pode ser muito útil.
Muitas vezes, de fato, tendemos a manter molhados os objetos que usamos no banho, sem pensar que a água que se acumula se torna terreno fértil para mofo e fungos .
Além disso, lembre-se de secar sempre perfeitamente as paredes do chuveiro para evitar que a água se acumule nos cantos da cabine de duche.
Em seguida, seque primeiro com o rodo de vidro para retirar o excesso de água, depois passe a toalha para garantir que as paredes do chuveiro não fiquem úmidas.
Resumindo… reserve sempre um minuto para secar tudo e arrumar.
Outras dicas para aumentar a ventilação
Se tiver uma janela na sua casa de banho, recomendamos que a mantenha sempre aberta para permitir a troca de ar e a saída da humidade.
Além disso, a janela aberta também é importante para tornar o ar mais saudável .
Mas se você não tem janela ou não quer abrir no meio do inverno, é aconselhável manter sempre a porta do banheiro aberta ou entreaberta após cada banho até que a condensação no vidro desapareça.
Além disso, lembramos que a fresta das portas permite a passagem de ar se a porta estiver fechada, por isso aconselhamos nunca bloqueá-la.
Avisos
Em caso de vazamentos provenientes do seu banheiro, é sempre necessário chamar um responsável pela manutenção das tubulações de água e dos sistemas sanitários e sanitários.
Contate um especialista mesmo que já tenha se formado bolor negro ; na verdade, podem ser prejudiciais à saúde.