A agulha é como você a usa para costurar lycra. O truque usado pelas costureiras foi revelado. E você, já sabia desse segredo? Você não conseguirá viver sem ele. A Lycra é um dos materiais mais utilizados e, sobretudo, mais desgastados. A maioria das roupas que compramos é feita com ele. Mas você sabe costurar? Aqui fica a dica das costureiras mais experientes.
O que é lycra
Também chamada de elastano ou spandex, a lycra é uma fibra sintética resultante da reação combinada de dois polímeros , um mais flexível e outro mais rígido. Usado sobretudo para dar elasticidade às roupas , não é correto chamá-lo de tecido, mas de filamento.
Geralmente é feito com outros materiais como poliéster ou algodão . Nunca o encontraremos sozinhos porque tornaria as roupas pouco respiráveis e sobretudo incómodas e irritantes para a pele.
Inventado em 1958 pelo químico Joseph Shivers , nasceu como um substituto da borracha natural que começou a ter um preço bastante exorbitante principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando passou a ser utilizada como material de construção de equipamentos.
Hoje, a lycra continua a ser amplamente utilizada no setor têxtil , em combinação, como já dissemos, com outras fibras sintéticas ou naturais. A sua presença confere elasticidade e melhor conforto e usabilidade às roupas.
Que roupas são feitas com esse material? Muitos deles: por exemplo leggings, jaquetas, camisetas, mas também pochetes, luvas e roupas íntimas. Como você costura lycra? O segredo está na agulha . Aqui fica a dica das costureiras mais experientes para você.
A agulha perfeita para costurar: a dica da costureira
Como dissemos antes, a lycra é um dos materiais mais utilizados na confecção de roupas. Leve e confortável, combina-se com outras fibras sintéticas ou naturais.
Se você estiver usando uma máquina de costura, a agulha perfeita é a 70/10, também conhecida como agulha Jersey. Para não danificar o tecido, será necessário usar a máquina bem devagar para que os pontos não saltem e não corra o risco de as costuras afetarem a elasticidade da fibra.
Sempre tente manter o tecido o mais justo possível, sem distorcê-lo de forma óbvia. Costurar um tecido elástico como a lycra pode ser bem complicado mas aqui vai outra dica que com certeza vai dar muito jeito: você pode usar papel fino, lenço de papel por exemplo , forrando a lycra. Depois de feitas todas as costuras, basta arrancar o lençol e voilà, você não terá danificado em nada a fibra elástica.
Ao pegar a agulha 70/10 ou a agulha Jersey , você deve prestar atenção especial à ponta : ela deve ser totalmente arredondada. Esse é o segredo que permitirá costurar sem dificuldade um tecido elástico como a lycra.
Por que? Simples: a agulha conseguirá penetrar nas fibras sem quebrá-las . Preste atenção também à configuração de velocidade da máquina de costura. Como a Lycra é um tecido muito elástico, você vai querer caminhar devagar ou moderadamente .
O conselho das costureiras é usar o calcador para que a máquina não pule nenhum ponto, exercendo assim uma pressão uniforme . Tenha cuidado para não amassar a lycra que deve estar sempre esticada e esticada.
Costurar esse material exige muita perseverança e paciência porque é muito difícil de manusear. Se você é iniciante e tem medo de estragar tudo, experimente tecidos semelhantes antes de sentar atrás da máquina de costura.