Álcool nas plantas, você já experimentou esse método? Descubra por que é útil

Cuidar das plantas é uma atividade verdadeiramente gratificante e uma cura incrível para o estresse mental causado pela agitação do dia a dia. Observar suas mudas prosperarem e prosperarem é um prazer que muitos produtores e amantes da natureza conhecem bem. Mas nem tudo é sempre rosado, basta um pequeno pontinho ou uma folha amarelada para nos fazer duvidar. Que assustador quando nos deparamos com plantas doentes ou infestadas de parasitas, certo? Mas não se preocupe, depois de conhecer esse método infalível para cuidar de suas plantas você não terá mais medo quando isso acontecer novamente com você. Tudo que você precisa é de um pouco de álcool e pronto!

Álcool nas plantas? Veja por que você deveria tentar
plantas de remédio para álcool
Você precisa desse tipo de álcool para eliminar qualquer problema da sua planta (Orizzontenergia.it)
Parasitas, fungos e bolores são um verdadeiro pesadelo para as nossas queridas plantas. Muitas vezes, a primeira coisa que pensamos é correr até a loja ou ao viveiro local para comprar produtos como pesticidas, que são altamente prejudiciais não só para nós, mas também para o meio ambiente. A boa notícia é que existe uma alternativa ecologicamente correta e eficaz que muitas pessoas desconhecem: o álcool. Este último é, na verdade, um aliado precioso no combate a problemas comuns das plantas, como fungos, cochonilhas, ácaros e piolhos. Ao contrário dos pesticidas químicos, o álcool oferece uma abordagem segura e amiga do ambiente para o controlo de pragas. Este método não requer uso preventivo, mas funciona como um sistema ativo de combate, uma vez que a planta já apresenta o problema.

Antes de usar álcool nas plantas, é fundamental escolher o tipo certo de álcool. O álcool isopropílico 50-70% é ideal para uso direto, sem necessidade de diluição. No entanto, se você tiver álcool isopropílico a 90%, ainda poderá usá-lo com sucesso diluindo-o em 30% com água. A escolha do álcool certo garante a eficácia do tratamento sem danificar de forma alguma a planta. Antes de aplicar o álcool, é fundamental limpar bem a planta, retirando as folhas secas ou amareladas e certificando-se de que a planta está livre de outros detritos. Em seguida, pulverize generosamente o produto em todas as folhas e caule, tentando cobrir todos os ângulos possíveis. Este tratamento deve ser realizado uma vez por semana durante pelo menos três semanas, ao final do ciclo, dependendo da resposta da planta, podemos agir adequadamente ou realizar um novo ciclo.

Aplique álcool desta forma se não quiser matar sua planta!
Embora este tratamento DIY seja praticamente seguro e simples de realizar, esconde algumas pequenas armadilhas. Um aspecto crítico a se prestar atenção ao usar álcool é o momento da aplicação. Para garantir a segurança da planta, é fundamental aplicar álcool apenas ao pôr do sol, quando o sol está prestes a se pôr, ou em dias extremamente nublados. O álcool pode queimar as plantas se expostas à luz solar direta, por isso é fundamental repetir as aplicações na ausência ou presença parcial de luz . O uso de álcool no cuidado das plantas é um método ecologicamente correto, econômico e seguro para combater ativamente infestações e problemas comuns nas plantas de maneira totalmente segura. O álcool é, de fato, adequado principalmente para qualquer tipo de planta e é seguro tanto para humanos quanto para animais de estimação. Experimente e você não comprará mais agrotóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e à sua família.