Alecrim: Vou explicar agora como reproduzir na água, é muito simples! Uma planta que pode ser propagada por estacas é certamente o alecrim . Desta forma será possível criar novos pés de alecrim de forma totalmente gratuita. Para conseguir isso de forma muito simples, você precisa enraizar a muda em água . Com este método a planta se reproduz com mais facilidade e rapidez do que se a muda fosse plantada diretamente no solo. Mas vamos em ordem! Em primeiro lugar é preciso dizer que o alecrim é uma planta perene e perene, pelo que pode ter os seus ramos adequados para o corte durante todo o ano. Porém, para que esse processo seja bem-sucedido, você deve optar por realizá-lo em horários que não sejam nem muito quentes nem muito frios . Os melhores períodos são, portanto, o início do outono , ou seja, os meses de setembro e outubro, e a primavera , ou seja, os meses de março, abril e maio. Para mais informações basta ler aqui.
Alecrim: todas as etapas úteis para propagação por corte em água.
Para concluir este processo com sucesso, você precisa levar algumas situações em consideração. Por exemplo, você também deve verificar as fases da lua quando quiser colocar a muda na água. Na verdade o recorte deverá ser posicionado de acordo com as fases lunares quando a lua estiver minguante. Porém, nenhum estudo científico comprova a eficácia deste resultado . Assim, todos podem optar por esperar a lua minguante ou consultar o calendário lunar. Em seguida, você precisa selecionar e preparar o branch . Para fazer um corte na água é necessário um copo de água e um raminho de alecrim . Para ser utilizado, o galho deve ter cerca de 10-15 centímetros de comprimento e ser jovem ou simplesmente lenhoso . Para preparar o galho será necessário cortar a ponta , depois cortar e eliminar todas as folhas que se encontram na parte inferior do galho . Basta deixar 2 a 3 centímetros livres no topo com as folhas . Nesse momento, depois de escolher o corte perfeito, é preciso colocar tudo na água . Você precisa submergir o galho até a metade na água. Dessa forma, você garante que o galho crie raízes antes de afundar no solo. Em seguida, você precisa pegar um recipiente transparente, como uma jarra de vidro, e observar as raízes saindo. Ao mesmo tempo, você não deve expor o vidro à luz solar direta excessiva . Um processo importante que não deve ser subestimado é a manutenção constante do nível da água . Depois de alguns dias você poderá admirar as primeiras raízes. Posteriormente, pode-se dissolver algumas gotas de limão na mesma água ou usar macerado de salgueiro para facilitar a formação de raízes. No entanto, mesmo que você não adicione os ingredientes acima, o galho quase certamente conseguirá criar raízes .
Quando transplantar a muda para o solo?
Assim que o galho tiver raízes de 2 a 3 centímetros de comprimento, ele pode ser transferido para um vaso com terra. Então, depois de algumas semanas, o galho está pronto para ser plantado . Este transplante deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes mais jovens. Assim que o galho for inserido no solo, compacte-o com as mãos para que a terra adira às raízes e não se formem bolsas de ar . No final só falta regar generosamente . Como recipiente você pode usar garrafas plásticas cortadas ao meio e perfuradas no fundo para retirar o excesso de água . Além disso, o solo deve ser umedecido regularmente e nunca deve parecer seco para não ressecar o galho. Neste ponto basta pegar tudo o que precisa e começar a cuidar do alecrim. Bom trabalho.