Aqui estão algumas dicas simples sobre como ter sempre alho fresco disponível para dar sabor aos pratos em nossa cozinha e fora dela.

A gastronomia italiana é famosa em todo o mundo, pois está repleta de receitas saborosas elaboradas com ingredientes frescos e de excelente qualidade . Todas as nossas preparações distinguem-se não só pelas matérias-primas que utilizamos para as fazer, mas também pelas especiarias e temperos . Estes últimos, de facto, conferem sabor, sabor e singularidade a todos os nossos pratos.
Entre as coisas que nunca podem faltar na cozinha está, sem dúvida, o alho , que , além de ser essencial para o preparo de alguns dos nossos pratos, também possui diversas propriedades benéficas para o nosso corpo. Este ingrediente, aliás, é considerado um verdadeiro antibiótico natural graças à presença da alicina. Além disso, é capaz de fortalecer o sistema imunológico e contém diversos minerais, entre eles o zinco; manganês; iodo; o ferro; magnésio e muitos outros.
Podemos afirmar com segurança, portanto, que o alho é um dos produtos mais versáteis que existem, ideal tanto para usar como tempero na cozinha como para o nosso bem-estar pessoal. Portanto, algo bom e correto seria poder cultivar em casa . É possível? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso.
Como cultivar alho no jardim.
Se vive rodeado de natureza ou, na sua falta, tem um terreno perto de casa, pode recriar uma pequena plantação de alho. Assim teremos a possibilidade de tê-lo sempre à mão.

Ao decidir plantar alho, primeiro você deve prestar atenção à época do ano em que decide fazê-lo. A época ideal é o outono , para que você possa prosseguir com a colheita durante o verão.
Além disso, é uma boa prática comprar alho para plantar em lojas especializadas na venda de plantas; Insira-os sempre no solo com a ponta voltada para cima e regue os brotos regularmente, mas sem exagerar na quantidade de água, ao longo do ano.
Recrie uma plantação dentro de casa.
Se, por outro lado, pretende plantar alho apesar de não ter horta, também pode fazê-lo dentro de casa. Só precisamos de um recipiente (basta um pote de iogurte ou margarina); um pouco de terra e, claro, alguns dentes de alho.

Primeiro, faça furos no fundo do recipiente que temos disponível, coloque-o sobre um pires e despeje nele menos de dois centímetros de terra. A seguir, pode-se inserir os dentes de alho inteiros no solo, sempre voltados para cima e sem retirar a casca. Neste ponto só temos que adicionar mais terra, desta vez cerca de 2,5 centímetros.
Uma vez concluído este procedimento, teremos que cuidar regularmente da nossa pequena plantação de alho. É necessário colocá-la em local ensolarado da casa, regá-la e cortar as flores que se formam de vez em quando. Isso ajudará a reter todo o sabor do alho.
Quando, com o passar do tempo, começamos a notar a presença de folhas, significa que o crescimento da planta está se desenvolvendo corretamente e que, a partir do próximo verão, poderemos aproveitar o fruto do nosso trabalho.