
Prepare-se para se encantar com essas lindas flores. Alguns descrevem as anêmonas como “um grupo rico e variado de plantas que vão desde miniaturas de jardins ornamentais alpinos até grandes anêmonas japonesas cultivadas nas fronteiras”.
Eles vêm em todos os formatos e tamanhos, o que os torna uma escolha vencedora para jardins.
Leia alguns fatos que você talvez não conheça sobre anêmonas e considere plantar algumas para adicionar interesse ao seu jardim este ano.
As anêmonas pertencem à família Ranunculaceae.
Eles pertencem ao gênero anêmona, que inclui mais de 200 espécies.
Anêmonas, bulbos de flores que pertencem à família Ranunculaceae. Estas ranunculáceas oferecem muitas variedades:
- coronário
- ou banda
- e japonesa
As anêmonas também são chamadas de “flores do vento”
As anêmonas têm esse apelido porque a palavra “anêmona” deriva do termo grego anemos, que significa “ventos”. Anemos está ligado à ideia mitológica de que cada deus grego estava associado a uma direção cardeal, aos ventos que sopravam dessa direção e a estações e eventos climáticos específicos.
A época de floração é da primavera ao outono
Dependendo da espécie, as anêmonas podem florescer desde os primeiros dias da primavera até os meses de outono. O plantio em outubro garantirá a floração na primavera e no verão.
Algumas espécies são invasoras
Várias espécies de anêmonas se espalham com mais vigor do que outras e são consideradas plantas altamente invasivas.
A anêmona do prado (Anemone canadensis), por exemplo, se espalha muito rapidamente, tornando-se um plantio inadequado para pequenos jardins.

A maioria das anêmonas requer sombra parcial e rega regular
As anêmonas são relativamente fáceis de cuidar, uma vez estabelecidas no jardim. Eles gostam de água regular em solo bem drenado e de um equilíbrio entre sol e sombra.
Várias espécies se espalharão vigorosamente nas condições certas.
Anêmonas vêm em todas as formas e tamanhos
Estas flores apresentam uma maravilhosa diversidade de formas e cores: flores simples e duplas com cinco ou seis pétalas cada.
Eles oferecem um arco-íris de flores, incluindo tons de branco, amarelo, rosa prateado, rosa, azul, roxo, escarlate, ferrugem, cobre e coral.
Eles simbolizam fragilidade e amor
A associação das anêmonas à fragilidade é enfatizada na “linguagem das flores” da era vitoriana, em que as flores eram associadas a significados simbólicos para fins sociais, a fim de compartilhar mensagens não ditas, até mesmo segredos.
A conexão das flores com a lealdade e o amor vem do mito grego, quando se diz que a deusa Afrodite chorou pelo morto Adônis. Onde suas lágrimas e sangue tocaram a terra, cresceram anêmonas.
Eles podem ser cultivados em vasos

Se quiser plantar essas flores em recipientes, procure anêmonas tuberosas. Eles são bons vasos de plantas e são espécimes relativamente fáceis de cuidar.
Começar com anêmonas requer alguns cuidados
Os jardineiros devem “plantar tubérculos com cicatrizes voltados para cima (procure a cicatriz deixada pela base do caule do ano passado), colocando-os com 30 centímetros de profundidade em uma mistura de envasamento rica, leve e bem drenada.
Ou comece em planícies de areia molhada; instale no jardim quando os caules atingirem alguns centímetros de altura.
Mantenha o solo úmido durante o crescimento e a floração. Gostam de solos ligeiramente ácidos.