Agora estamos em plena primavera e o jardim e o campo estão cheios de flores coloridas e de árvores cheias de folhas depois do longo inverno. Os trabalhos de jardinagem não são necessários apenas a partir de fevereiro ou março, mas também em maio é necessário intervir para ajudar no desenvolvimento das fruteiras no verão e muito mais.
Poda do mês de maio
Para favorecer o crescimento de novos frutos devemos cortar alguns ramos para dar harmonia e energia à folhagem do arbusto ou árvore em questão, para permitir que os raios iluminem cada parte da planta, mesmo as mais internas.
A primeira planta que podemos citar são as rosas. Com a poda de maio vamos eliminar flores murchas para favorecer o aparecimento de novas rosas. Depois temos os crisântemos, que, a partir de meados de maio, devem ser levados ao ar livre quando atingirem 40 cm de altura. A primeira poda dos crisântemos deve ser feita no final do mês, para que a planta possa emitir novos brotos laterais. Entre outras flores para podar em maio encontramos:
- deuzia
- marmelo em flor
- chances
- lila
- hibisco
As flores não são as únicas que precisam de poda. Na verdade, entre as diversas plantas encontramos árvores frutíferas e árvores perenes.
Árvores frutíferas para podar em maio
Aqui está a lista de fruteiras que podem ser podadas em maio sem nenhum risco:
- você pesca
- macieiras
- ameixeiras
- árvores de damasco
- ameixas
- cerejas
- pera
Sebes de jardim para podar em maio
As sebes do jardim devem ser podadas para reduzir o crescimento sazonal e manter a forma. As espécies a podar em maio são:
- hena
- louro
- lonicera nitida
Para podar sebes podemos utilizar tesouras de poda ou pequenas tesouras para sebes, para melhor modelar o arbusto.
Árvores perenes serão podadas em maio
Por último, vamos falar sobre sempre-vivas. Esses tipos de plantas são ligeiramente tenros e não devem ser podados muito cedo, pois os caules ficarão vulneráveis aos danos causados pela geada. Portanto, o melhor mês para podar é maio. A poda de árvores perenes mantém a sua forma, ajuda-nos a controlar o tamanho e, claro, a eliminar os caules danificados. Entre as plantas perenes que devem ser podadas encontramos a camélia .