Árvores frutíferas: depois da colheita, hora de cuidar

árvore frutífera no inverno

Jardinar é um começo eterno. Terminadas as colheitas, já é preciso pensar nas próximas.

Para ter frutas saudáveis, sem usar agrotóxicos, algumas dicas de prevenção.

Este ano foi muito chuvoso e muitos frutos, como pêssegos ou ameixas, rebentaram nas árvores, o que abriu portas a doenças, como a Monília . Outras, como as cerejas, foram devoradas por vermes .

O primeiro instinto de muitos jardineiros é tratar. No entanto, algumas dicas preventivas permitem evitar pesticidas!

Tratar contra doenças

Para evitar que os esporos dos cogumelos se espalhem de ano para ano, recolha quaisquer frutos podres (“múmias”) que tenham ficado nos ramos e queime-os em vez de os atirar para o composto.

Pulverizar com calda bordalesa eliminará esporos de fungos em galhos e troncos.

Nos troncos, pincele com leite de limão a cada dois anos que irá destruir os esporos de sarna , bolha , moniliose , monilia fructicola , cancro , etc.

Atenção: a fabricação de leite de cal exige certos cuidados, pois a cal viva é cáustica! Não faça isso sem se proteger com luvas, óculos, avental, camisa de manga longa, botas. Se você não é um faz-tudo, compre sementes arbóreas prontas para usar.

Tratamento de insetos

tratamento de frutas após a colheita

Para remover ovos e larvas de insetos escondidos em líquenes e cascas, escove vigorosamente os troncos com uma escova de aço ou luva de malha de ferro.

Um detergente de óleo de pinho é suficiente. Alguns acrescentam decocções ou estrume vegetal ( urtiga , confrei , etc.). Evite óleos brancos ou amarelos feitos de petróleo.

Você também pode colocar armadilhas de papelão nos troncos e fazer um “  hotel de insetos  ” para a hibernação de benéficos ( joaninhas , moscas flutuantes , crisopídeos, etc.).

Por fim, não se esqueça que as aves são mais eficazes contra os insetos (e menos prejudiciais) do que os inseticidas! Ofereça-lhes oleaginosas no inverno (colza, girassol, amendoim sem sal, etc.).