Mesmo limpando a casa incansavelmente, resíduos de poeira e sujeira continuam proliferando em todos os cantos. Portanto, a sua manutenção interior deve ser feita regularmente para manter a sua casa limpa e saudável para a saúde dos membros do agregado familiar. Mas o que muita gente não sabe é que a sujeira pode ser muito insidiosa, escondendo-se nos lugares mais inesperados. Você sabia, por exemplo, que o seu controle remoto é um dos itens mais sujos da casa? Sem mais delongas, descubra rapidamente os 10 locais onde os germes e bactérias vivem com mais facilidade. Você ficará surpreso ao ver onde a sujeira fica presa!


Torneira limpa – Fonte: spm
as torneiras
É aqui que a água flui com muita regularidade. Entre os depósitos de calcário e tártaro, é provável que, se você não limpar a área com frequência, encontre cravos. É difícil imaginar lavar o rosto ou escovar os dentes com água tão impura! Uma dica: a cada dois meses, retire a tampa da torneira e deixe de molho em vinagre por pelo menos 15 minutos. Esfregue bem com uma escova de dentes para remover qualquer resíduo restante e substitua-o.
Alças e interruptores
Tendemos a esquecer de limpá-los, mas eles são criadouros de bactérias. Interruptores de luz, maçanetas de armários ou geladeiras concentram muitos germes, pois são constantemente tocados. Durante a rotina de limpeza da cozinha e de outros locais da casa, não se esqueça deles: limpe-os com um pano de microfibra embebido em um produto desinfetante eficaz.


Armários de cozinha limpos – Fonte: spm
Acima dos armários da cozinha.
Quando foi a última vez que você limpou? Às vezes passam meses sem que ninguém pense em limpar esta área. E é um erro: tem todo tipo de sujeira, inclusive poeira e excrementos de roedores. Basta dizer que esta área está cheia de bactérias! Pelo menos uma vez por mês, você deve subir uma escada e retirar toda a sujeira grudada em cima dos armários. Esta parte da cozinha também deve estar sempre limpa, caso alguns objetos caiam e contaminem outros elementos.
Dentro do porta escova de dentes
É prático e decorativo, mas esse objeto também é ninho de bactérias. Molha-se diariamente e acumula muita sujeira. Por isso, é fundamental limpá-lo regularmente para preservar a sua higiene oral! Mergulhe a caneca em uma mistura de água morna e água sanitária por 30 minutos. Em seguida, mergulhe-o novamente em água limpa por mais 30 minutos para remover toda a sujeira residual.
O controle remoto
Você lava as mãos sistematicamente antes de pegar o controle remoto? Duvidamos muito disso. Não vamos mentir para nós mesmos, este objeto é usado várias vezes ao dia pelas mãos sujas. Não admira que esteja cheio de germes e micróbios. E, devemos admitir, com certeza é o último item que pensamos em limpar em casa. O que o torna provavelmente o acessório mais sujo! Portanto, use um bom desinfetante para limpar seu controle remoto com frequência. Para remover a sujeira que fica entre os botões , use um cotonete umedecido em álcool.
As paredes ao redor do banheiro.
As paredes dos banheiros e sanitários estão em constante contato com a umidade e o calor. Isso inevitavelmente atrai uma colônia de mofo e bolor. Não devemos descurar a situação que pode agravar-se rapidamente: as paredes devem ser limpas com produtos de limpeza e desinfetantes potentes. Pulverize por toda a superfície e deixe agir por alguns minutos para neutralizar as bactérias. Em seguida, limpe com um pano úmido. Isso removerá toda a sujeira acumulada e mofo não visível a olho nu.


Limpe a banheira – Fonte: spm
A banheira
Vamos ficar no banheiro. Depois das paredes, atenção especial deve ser dada ao chuveiro e à banheira, que geram mofo, fungos e bactérias. Como você os usa com muita frequência, eles devem ser desinfetados regularmente e secos após cada uso.
dentro da geladeira
Restos de refeições esquecidas, frutas e legumes podres, embalagens questionáveis… Admitamos que o frigorífico é por vezes um saco misturado onde tudo se mistura, e é sobretudo um espaço acessível diariamente por várias mãos. O que a torna, sem dúvida, uma das áreas mais sujas da casa. Ao limpar, é melhor evitar o uso de produtos químicos. Em vez disso, opte por ingredientes naturais como vinagre branco, que podem limpar, desinfetar e desodorizar sua geladeira. Você também pode misturar uma solução de água quente e detergente para limpar completamente as prateleiras e gavetas. Seque-os bem antes de colocá-los novamente na geladeira.
A pia da cozinha
Entre o calcário, os restos de comida e o ambiente úmido, a pia da cozinha pode estar mais suja do que a pia do banheiro . Lave diariamente com uma mistura de água morna e sabão. Lembre-se também de desinfetá-lo uma ou duas vezes por semana com remédios naturais como bicarbonato de sódio, limão ou vinagre branco.
ao redor do fogão
Restos de comida, respingos de molho, respingos de óleo… Na hora de cozinhar, todos esses inconvenientes são comuns. A partir daí, o fogão, a bancada e a parede sofrem o impacto. Além disso, com o calor que inunda o local, é necessariamente um ambiente muito propício para a proliferação de germes e bactérias. Por isso, é fundamental limpar essa área com frequência: borrife desinfetante na parte afetada da parede, piso, bancada e fogão. Esfregue bem todos os cantos e recantos para que essa parte da cozinha fique limpa e sem manchas.