As folhas do ciclâmen caem? Como consertar: 3 aspectos a serem observados

O ciclâmen é uma das plantas simbólicas do inverno . Embeleza as nossas casas com as suas cores vivas, dá-nos um toque de bom humor e torna menos difícil suportar os maus e frios dias de inverno. Ao mesmo tempo, porém, o ciclâmen é uma planta muito delicada : muitas vezes as suas folhas tendem a cair e a desnudar a própria planta, o que já não dá o efeito de arbusto.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —> Orquídea desbotada, com este remédio caseiro a planta voltará a florescer

Estes são essenciais para a fotossíntese da clorofila e, portanto, para a saúde da planta. É por isso que se as folhas do ciclâmen caem a planta nos envia sinais de ajuda. Há algo errado e precisamos consertar o mais rápido possível. Existem três fatores mais importantes que você precisa observar. Vamos vê-los juntos.

Queda de folhas de ciclâmen: 3 causas para prestar atenção
ciclâmen
Foto de Matthias Böckel do Pixabay
Se as folhas do ciclâmen começarem a cair , significa que a planta está em perigo . Na verdade, existem causas que levam a esta mudança negativa. Nestes casos precisamos analisar cuidadosamente três fatores importantes aos quais devemos prestar atenção e seguir.

O primeiro fator a focar é a água . É verdade que o ciclâmen deve ser regado de forma consistente, mas sem exageros. Não há necessidade de regar todos os dias, principalmente se o solo já estiver muito úmido. Solo encharcado leva ao crescimento de fungos.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM -> A poinsétia murchou? O segredo para você fazê-lo florescer novamente

Pelo contrário, pode acontecer que o solo seja demasiado compacto . Neste caso, o facto do solo estar muito apinhado pode levar a uma constrição das raízes sem sequer permitir o escoamento da água que fica presa no vaso, conduzindo, como referido, ao bolor. Esta é a principal causa do apodrecimento das raízes. É por isso que a melhor solução para salvar a planta é cortar as raízes pretas ou muito moles e replantar o ciclâmen.

Até o vaso, aliás, é muito importante para a saúde do ciclâmen. É fundamental, de facto, que o vaso tenha orifícios no fundo que permitam a saída do excesso de água após a rega. Os vasos mais indicados são os de terracota que também protegem a planta da umidade, enquanto os decorativos, por outro lado, podem ser muito prejudiciais ao ciclâmen, pois geralmente não possuem furos para drenagem.