

As roseiras que obtiveram o rótulo ADR oferecem muito maior resistência a doenças do que outras variedades. Entre elas encontramos a roseira Bonica, Westerland, Robusta… E muitas outras. Todos eles também apresentam flores espetaculares em cores variadas.
Aqui está uma seleção de dez rosas entre as mais resistentes às doenças das rosas.
A roseira ‘Saara’
Etiqueta ADR 1967
A Rosa ‘Sahara’ é uma soberba rosa arbustiva e paisagística de hábito extenso, com 1 m de altura e 80 cm de largura. Em particular, não é muito sensível a doenças, desde que beneficie de um local bem ventilado. Sua floração é composta por lindas rosas amarelo-alaranjadas, luminosas e ensolaradas, mas sem perfume.
Le rosier ‘Rainha da Luz Lúcia’
Etiqueta ADR 1968
Rosa ‘Lichtkönigin Lucia’ é um arbusto que atinge até 1,50 m de altura e 1 m de largura, com folhagem brilhante e saudável. Oferece uma floração repetida particularmente brilhante, composta por esplêndidas e numerosas rosas amarelas, cheias e perfumadas.
Le rosier ‘Westerland’
Etiqueta ADR 1974
Rosa ‘Westerland’ é uma pequena rosa trepadeira que também pode ser cultivada como arbusto e mede 1,20 a 2,50 m de altura. Oferece notavelmente uma floração fabulosa, repetitiva e perfumada, composta de rosas amarelo dourado a amarelo acobreado. Sua folhagem semiperene não é muito suscetível a doenças
Le rosier ‘Sevilhana’
Etiqueta ADR 1979
Rosa ‘Sevillana’ é uma roseira arbustiva e espessa que mede 1,10 m de altura para maior amplitude. Variedade excepcionalmente florífera e muito resistente, suas rosas semi-duplas e brilhantes são vermelho-vermelhão e sua folhagem verde-bronze é perfeitamente resistente a doenças e parasitas, bem como à poluição.
O ‘Robusta’ mais rosado
Etiqueta ADR 1980
A Rosa rugosa ‘Robusta’ é uma roseira velha, arbustiva e muito espinhosa, com 1,50 m de altura e 1,75 m de largura, perfeita como sebe defensiva . Particularmente vigorosa, apresenta saudável folhagem verde escura e floração repetida composta por flores grandes, únicas, de um vermelho vivo, reunidas em buquês e levemente perfumadas.
Para mais:
A rosa ‘Bonica’
Etiqueta ADR e 1982
Rosa ‘Bonica’ é uma roseira paisagística de crescimento moderado, com 90 cm de altura e 60 cm de largura, perfeita para sebes baixas, taludes e grupos isolados. A sua floração generosa, composta por pequenas flores rosa Neyron, tem o encanto autêntico das rosas velhas. O arbusto apresenta excelente resistência a doenças e geadas.
A roseira ‘Super Excelsa’
Etiqueta ADR 1991
Rosa ‘Super Excelsa’ é uma rosa trepadeira que pode atingir até 3 m de altura depois de treinada.
Bem resistente a doenças, esse híbrido de Rosa ‘Wichuraiana’ produz buquês de pequenas flores de pompom rosa magenta, levemente perfumadas, que lhe conferem muito charme.
A roseira ‘Leonard de Vinci’
Etiqueta ADR 2005
A Rosa ‘Leonard de Vinci’ é uma roseira bem ramificada, ideal para canteiros, que atinge até 1,10 m de altura com 60 cm de extensão. Suas flores muito duplas, compostas por cerca de 80 pétalas, apresentam cor rosa bengala e leve fragrância. São particularmente resistentes à chuva, enquanto a folhagem muito saudável se mostra resistente às doenças.
- Para ir mais longe: cultivar adequadamente a roseira Leonard de Vinci
Le rosier ‘Dolomitas’
Etiqueta ADR 2009
Rosa ‘Dolomiti’ é uma rosa arbustiva e de cobertura vegetal com aproximadamente 60 cm de altura e 50 cm de largura. Beneficia de uma folhagem muito sã e floresce abundantemente até às primeiras geadas. Vigoroso, muito rústico, produz uma infinidade de roseiras medindo aproximadamente 5 cm, de cor rosa porcelana com centro branco-creme.
A roseira ‘Libertas’
Etiqueta ADR 2013
Rosa ‘Libertas’ é uma rosa trepadeira que pode atingir até 3 m de altura. Vigoroso e muito resistente, beneficia de uma folhagem resistente a doenças. Floresce em generosos buquês de rosas simples com pétalas de rosa magenta intenso, abrindo-se para um coração branco com estames dourados.