Veja essas sementes da foto: você já entendeu a qual fruta elas pertencem? Dizemos que é um dos mais apreciados e consumidos pelos italianos. Porém, suas sementes são prejudiciais ao nosso organismo. É por isso que você nunca deve comê-los.
SEMENTES E NUTRIÇÃO: O QUE TOMAR E O QUE EVITAR
As sementes já fazem parte da nossa alimentação. Definidos como “superalimentos”, eles se enquadram nesta categoria de nutrientes dos quais nunca devemos prescindir.
Sementes, os superalimentos da dieta
Sementes, os superalimentos da dieta – Nanopress.it
A maioria deles é rica em proteínas, vitaminas, gorduras saudáveis e outras substâncias benéficas que ajudam o corpo a se sentir bem. Porém, existem outros que não devem ser ingeridos porque são perigosos para a saúde.
Alguns estudos científicos demonstraram que estes alimentos à base de plantas proporcionam, na verdade, muitos benefícios, embora não possam e não devam ser considerados um substituto alimentar, mas sim um importante suplemento nutricional.
Entre as sementes que podemos introduzir na nossa alimentação estão, por exemplo, as sementes de abóbora. Suplemento natural invendável, estão entre as fontes de proteína mais importantes do reino vegetal, especialmente recomendados para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana.
Você já experimentou sementes de papoula? Excelentes em leites, iogurtes ou na confecção de sobremesas dietéticas, são ricos em cálcio, mineral essencial para a proteção dos ossos, músculos, coração e dentes.
As sementes de chia também possuem propriedades incríveis. Ricos em fibras, são fonte de proteínas vegetais, perfeitas para regular o intestino. Não podem faltar na nossa lista as sementes de coentro que, segundo algumas pesquisas, parecem capazes de proteger e fortalecer o sistema imunológico.
Estas são algumas das sementes que podemos incluir na nossa alimentação e que fazem bem ao corpo. Porém, existem outros que não devem ser ingeridos. Referimo-nos em particular aos desta fruta apreciada pelos italianos.
As sementes desta fruta nunca devem ser comidas: veja por que
observe atentamente a foto acima. Você reconhece essas sementes? Você sabe a qual fruta eles pertencem? Você já os comeu? Se a resposta a estas 3 perguntas for sim, dizemos que você colocou em risco a saúde do seu corpo.
Se você não tem ideia do que são essas sementes, nós te diremos: são sementes de maçã! Quantas vezes você comeu essa fruta deliciosa e saborosa e ingeriu as sementes sem querer? Provavelmente muito. Continue lendo para descobrir por que você não deveria mais fazer isso.
Sementes de maçã
Sementes de maçã – Nanopress.it
Como é possível que as maçãs, sempre consideradas frutos da saúde, estejam cheias de sementes perigosas? Aqui está a resposta. As sementes em questão são ricas numa substância, a amigdalina, precursora do cianeto que, como sabem, é tóxico, se não mesmo mortal. É por isso que a ingestão de muitas dessas sementes pode representar um risco à saúde.
Mas quais são as quantidades perigosas? Segundo alguns estudos científicos, é necessário ingerir 170 gramas de sementes para começar a sentir alguns efeitos colaterais como dores abdominais, náuseas e dores de cabeça persistentes. Embora seja bastante difícil recolher todas estas sementes, não é recomendável consumi-las mesmo em pequenas quantidades.
Para que ocorra a intoxicação é necessário mastigar e ingerir 4.300 sementes, quantidade significativa que representa uma possibilidade remota, mas que, portanto, não é impossível.
Não são apenas as maçãs que contêm amigdalina, mas também existem outras frutas populares que contêm essa substância tóxica, como damascos e pêssegos. Cuidado também com as sementes de pêra! Mesmo estes últimos, se ingeridos, em contato com enzimas gástricas, são capazes de produzir cianeto.
Você entendeu, portanto, que é necessário diferenciar as diferentes sementes presentes no mercado daquelas que se encontram naturalmente nas frutas. Tenha sempre cuidado com o que você traz para a mesa e principalmente com o que você ingere. Se algumas sementes são verdadeiramente um superalimento, outras representam um perigo que não deve ser subestimado para a nossa saúde.
Não exclua as sementes do seu plano nutricional a priori. Você só precisa aprender a distinguir aqueles que são comestíveis e saudáveis daqueles que causam envenenamento e envenenamento.